Foi publicado no Diário Oficial do Município o Decreto nº 4138, de 5 de abril, declarando de utilidade pública, para fins de desapropriação, uma área para perfuração de poço artesiano na zona rural de Batatais. No documento, o Prefeito Juninho Gaspar ressalta a necessidade de expansão da capacidade de abastecimento de água para a população e a adequação do poder de abastecimento frente ao desenvolvimento e ampliação das áreas de habitação, comércio e indústria no município.
A área desapropriada, de 899,00 metros quadrados, fica da Fazenda Vallipeta, matrícula nº 31.734 do Cartório de Registro de Imóveis, de propriedade de Plínio Girardi Filho e de Christiana Girardi.
Poço será perfurado pelo DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica do estado
O Governo de São Paulo, por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), publicou, no final do ano passado, a abertura do processo de licitação para perfuração de 141 poços profundos em 125 municípios do Estado não atendidos pela SABESP, entre eles Batatais. A ação faz parte do programa “Água é Vida” com o objetivo de reforçar a segurança hídrica no Estado.
A perfuração dos poços vai beneficiar mais de 2,1 milhões de habitantes com investimento de R$ 145 milhões. O programa prevê também a construção de reservatórios metálicos com capacidade para até 200 mil litros de água junto a cada poço.
O Prefeito Juninho Gaspar assinou o convênio desse poço em 7 de outubro do ano passado, durante evento no Palácio dos Bandeirantes. A conquista contou com o apoio do Deputado Federal Baleia Rossi. “O uso consciente da água é nosso dever. Com planejamento, parcerias e muito trabalho vamos melhorar a nossa cidade e a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o chefe do executivo na época. A expectativa é para que a perfuração do poço ocorra ainda neste primeiro semestre.