O ato, que marca mais um avanço para a liberação do local aos compradores do lotes, foi acompanhado pelo presidente e diretores da ACE Batatais, secretários municipais, vereadores e imprensa local
Na quarta-feira, 8 de março, às 10h, no Distrito Industrial Rudolf Kamensek, o Prefeito Luis Fernando Benedini Gaspar Júnior, acompanhado pelo vice prefeito, Dr. Ricardo Mele Filho, assinou a ordem de serviço para a instalação de rede de energia elétrica no local. O ato foi acompanhado de perto pelo presidente da ACE Batatais, Ennio Cesar Fantacini, pela presidente da Câmara Municipal, a vereadora Andresa Furini e o secretário municipal de obras e planejamento, Gustavo Domingos Rastelli.
Segundo o Prefeito Juninho Gaspar, quando assumiu a Prefeitura em 2021 logo procurou informações em que situação estava o Distrito Industrial Rudolf Kamensek, pois se tratava de um compromisso com a classe empresarial solucionar os problemas para a sua liberação.
“Tivemos que procurar entender o que estava acontecendo para depois tomarmos as decisões. Procuramos os promotores com nossa equipe jurídica, analisamos todo o processo e vimos a Prefeitura teria que assumir a Instalação da rede elétrica. Sei que muitos empresários estavam chateados com a demora, mas se trata de uma questão complexa e não havia outro caminho a seguir. Hoje damos mais um passo para a liberação do Distrito Industrial Rudolf Kamensek.
Antes da assinatura do documento que permite a contratação da empresa para a execução da instalação da rede de energia, o prefeito Juninho Gaspar passou a palavra para o vice prefeito Dr. Ricardo, que lembrou terem caminhado pelas ruas do local no período de campanha eleitoral, imaginando a área repleta de empresas, gerando empregos e renda para Batatais.
“Hoje, com a assinatura desta ordem de serviço, vejo que aquele sonho está próximo de se tornar realidade. Foram muitos desafios, superações, para que pudéssemos chegar neste dia. Com a essa última contratação virá uma nova realidade, com o setor empresarial podendo se desenvolver, abrindo novos postos de trabalho”, ressaltou Mele.
A presidente da Câmara, Andresa Furini, relembrou o momento em que foi aprovada a área para a implantação de um novo distrito industrial pela Prefeitura. “Em 2011 estávamos em vários vereadores na Câmara Municipal e foi um momento de alegria, com as melhores expectativas possíveis, pois víamos ali a evolução da nossa cidade, mas surgiu alguns impasses e acabou levando mais tempo do que se esperava”, disse.
Ennio Cesar Fatancini, que está em sua quarta gestão frente à ACE Batatais, disse que vem acompanhando desde o início os trabalhos para a liberação do Distrito Industrial, pois entre os 66 empresários que adquiriram lotes no local, cerca de 30 são associados da entidade e outros mantem contato próximo com o presidente.
“Como representante da ACE, fui chamado várias vezes para participar das reuniões sobre o distrito industrial para buscarmos soluções em conjunto e conseguirmos avançar na sua liberação. Comumente, empresários vinham a mim reclamar, que queriam construir suas empresas e não podiam e novamente procurávamos o prefeito para tratar do assunto e contribuir. É uma felicidade participar deste ato, que torna possível a instalação da rede de energia elétrica e encaminha a liberação e entrega para os compradores dos lotes. Peço ao prefeito e sua equipe que já dê andamento no pedido de liberação junto à Cetesb, e que tome medidas para que os lotes remanescentes ou os adquiridos cumpram os seus propósitos e não se torne alvo de algum tipo de especulação imobiliária. Parabéns prefeito Juninho, a ACE Batatais sempre está à disposição para contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável da nossa cidade”, disse Ennio.
O encerramento do encontro se deu na assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Juninho. Na cerimônia, simples e rápida, também estavam presentes representantes da imprensa local, vereadores, secretários municipais e os diretores da ACE Batatais, Alcides Milan, Paulo Sérgio Borges de Carvalho, João Paulo da Costa, Silvano Mourão e o gerente da Incubadora de Empresas, Juliano Azevedo Valentini.
Informações técnicas:
A Prefeitura realizou por licitação a concorrência pública para a instalação da infraestrutura elétrica do espaço no mês passado, com preço médio orçado em R$ 1.320.253.
A empresa Energy Engenharia e Consultoria Ltda., de Santa Rita do Passa Quatro, foi a vencedora, apresentando a proposta de R$ 1.273.963,15 para a realização da obra, incluindo materiais e serviços de instalação.
A Comissão de Licitação da Prefeitura encaminhou o processo para a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, que homologou a licitação. Com a emissão da ordem de serviço para a empresa começar o trabalho, a mesma tem 90 dias para concluir a instalação da infraestrutura elétrica.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Rafael Prodóssimo, informou que os lotes que ainda faltam ser comercializados -17 no total- serão licitados somente após a finalização das obras de infraestrutura.