Há muito tempo a praça onde está localizada a Capela de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Lídia, ficou abandonada, apenas recebendo cuidados de manutenção de jardim e limpeza. No ano de 2021, foram instalados alguns refletores de led para melhorar a iluminação e diminuir o vandalismo. Com o resultado benéfico desta melhoria, o pessoal do Conselho Administrativo da Capela foi motivado a dar continuidade e reformar a praça, acreditando que seria um incentivo para a vizinhança ajudar nos cuidados com a mesma.
Em agosto de 2021, a arquiteta Elaine C. Frezza Garibalde Fiacadori iniciou um projeto de arquitetura para organizar a praça de forma que pudesse ser usada, além do lazer, para evangelização. O projeto foi concluído em dezembro de 2021 e as obras foram iniciadas em março de 2022, com a construção dos pilares para Via-Sacra, no entorno da praça. Posteriormente, em abril, foi feito o espaço dedicado às 7 dores de Nossa Senhora, com a imagem de Nossa Senhora das Dores no centro. Em julho de 2022, começou a obra do rosário, com a construção de 10 pilares com quadros de azulejos representando os mistérios e os pisantes, representando as contas do terço. Na sequência já foram construídos os reservatórios para instalação de 2 chafarizes, em frente a Capela, revestidos de pastilhas azuis e também um espaço fechado para implantação de um parquinho, para as crianças. “O parquinho segue com os pilares e os quadros de azulejos com os títulos de Nossa Senhora com rosto de crianças. Nele colocaremos areia e instalaremos os brinquedos. Permanecerá fechado no período da noite, para melhor conservar as boas condições de uso para crianças”, informou Elaine.
No mês de novembro, continuando a sequência do projeto, foi construído um espaço, semelhante ao das sete dores, para “Alegrias e Tristezas de São José”, que também conta com 7 pilares que receberão os quadros de azulejos ilustrados, com cada passagem da vida de São José e uma imagem de 1,0m no centro. Também está ainda em execução a construção de uma mureta ao fundo da capela, que será instalada uma fonte de Nossa Senhora das Graças, e ao lado, 2 pontos de bebedouro de água. “Ainda no mês de dezembro, pretendemos finalizar essas etapas em execução e também a instalação de 3 mesas de jogos, em uma das laterais da capela. O projeto busca ampliar o espaço de evangelização, não limitando apenas dentro da Capela. Com estas melhorias na praça, esperamos o uso da população para um local de orações e devoção. Também esperamos proporcionar um espaço que acolha as crianças e os pais para frequentar e cuidar”, destacou a arquiteta, que informou que a participação da comunidade para ajuda e doações tem sido muito gratificante, envolvendo a população e os devotos de Nossa Senhora Aparecida. “Recebemos muitas doações em dinheiro para compra dos materiais e muitos colaboradores têm seus nomes escritos em placas de inox que estão sendo fixadas nos pilares. Acredito que será um ponto de visitação para os batataenses e turistas, agregando como um dos pontos turísticos de nossa cidade, pois ainda contamos com ajudas para melhorar o paisagismo e o piso da praça, que ainda não temos previsões para iniciar”, finalizou.
A população é convidada a visitar e acompanhar as obras e, quem puder e quiser colaborar, pode entrar em contato com algum dos membros do conselho administrativo da Capela de Nossa Senhora Aparecida, ao final da missa que acontecem aos sábados, às 19 horas, ou pelos telefones: (16) 3761-2489 e (16) 9 9219-1208.
Homepage
>
Destaques
>
Praça da Capela de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Lídia, está recebendo um projeto incrível