Nesse domingo, 12 de janeiro, acontece a 86ª Festa de Santos Reis da Fazenda Moradinha, uma das mais antigas e tradicionais do Estado de São Paulo. O evento, realizado nas barracas que ficam as margens da Estrada Vicinal Prefeito Geraldo Marinheiro, no quilômetro 10, tem início com a procissão às 7h30. A programação segue com a missa, seguida de muita alegria com as apresentações das companhias de reis. A população é convidada a prestigiar a festa, organizada pelos Irmãos Bavieira, com apoio de festeiros e de toda a vizinhança.
Para os dias 24, 25 e 26 de janeiro, ao lado da Igreja de Santos Reis, na Vila Cruzeiro, está programado o 36º Encontro Regional de Companhias de Santos Reis, uma promoção da Associação Folclórica de Batatais, com apoio da Prefeitura Municipal. A programação começa dia 24, às 20 horas, com Orquestra de Violeiros sob a regência de Altieris Santana e Show Sertanejo. No sábado, dia 25, haverá procissão saindo as 19h30 da Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Vila Cruzeiro até a Igreja de Santos Reis, onde será celebrada missa. Após a celebração será realizada a abertura oficial da festa, seguida de apresentação das companhias e baile de forró folclórico. No domingo, dia 26, a partir das 9 horas, ocorre o encerramento com as apresentações de companhias de toda a região e outros estados e baile com Guido e Germano.
A Cultura das Festas de Santos Reis
O dia oficial de Santos Reis é 6 de janeiro, mas as comemorações e folias duram o mês inteiro e até se estendem para fevereiro. As preparações e cantorias são feitas desde antes do Natal onde as companhias visitam casas de famílias que colaboram na organização das festas. No interior as comemorações reúnem milhares de pessoas. Muitas pedem graças aos Santos Reis e vão até as festas para agradecer e cumprir as promessas.
História da Folia de reis
A origem da Folia de reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, que provavelmente foi trazida para o Brasil no século XIX. A Folia de reis é celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus. A celebração dura 12 dias e vai desde 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 06 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém. No momento em que os Reis Magos avistaram no céu a Estrela de Belém, eles foram ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mirra para presenteá-lo. Por trás dos presentes levados havia uma simbologia: Ouro – representava a realeza; Incenso – representava a divindade ou a fé e Mirra – representava a imortalidade
Características da Folia de reis
Um grupo de Folia de reis é formado por um mestre ou embaixador, um contramestre, os três Reis Magos, os palhaços, os alfeires e os foliões. Além disso, durante a Folia de Reis é possível assistir aos desfiles dos grupos dedicados ao festejo pelas ruas. Os integrantes dos grupos usam fantasias coloridas, dançam e tocam músicas típicas com diversos instrumentos (como, por exemplo, violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros, gaitas, etc.). Todo grupo tem a sua própria bandeira ou estandarte.