Projeto é mantido nas dependências da Loja Maçônica Washington Luís
A Farmácia Solidária criada há quatro anos e seis meses vem conseguindo manter uma regularidade diária de atendimento à população batataense. Para que esse projeto siga é imprescindível a participação da comunidade na doação dos medicamentos que não estão sendo utilizados. Trata-se de uma ação mantida pela Loja Maçônica Washington Luís, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Fundo Social de Solidariedade.
Atualmente são mais de 4 mil pessoas cadastradas, com média de 300 atendimentos semanais. A missão da Farmácia Solidária é a de fazer a recepção de medicamentos doados, a triagem e a dispensação. Laboratórios, médicos, entidades e a população de uma forma geral, que muitas vezes tem remédios em casa que acabam vencendo, fazem parte desse projeto social doando todos os tipos de remédios.
A Loja Maçônica Washington Luís cede o prédio, na Avenida 14 de março, 1490, e tem o envolvimento direto de todos os integrantes para o bom funcionamento da Farmácia, que conta com farmacêutica e estagiária cedidos pelo Município. Atualmente o trabalho de recepção de medicamentos é realizado nos dois períodos, manhã e tarde. Já a dispensação ocorre das 16h15 às 18h15, com a presença de farmacêutica. O Fundo Social de Solidariedade também está promovendo uma campanha onde a população pode levar os remédios nos supermercados Nori e Real, onde existem caixas organizadas para essa finalidade. Dessa forma, nos supermercados ou diretamente na Farmácia, a população é chamada a colaborar. ‘Doar para quem precisa e destinar medicamentos vencidos para incineração, preservando o meio ambiente, são os objetivos diários’.