Na última terça-feira, 12 de maio, foi realizada mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Batatais, novamente em formato ‘virtual’, onde os vereadores participaram a distância, ou pelo menos sem a presença no plenário do legislativo.
Nesse mês serão três sessões ordinárias, sendo a dessa semana convocada para repor a que foi suspensa no dia 7 de abril em razão das medidas de prevenção ao novo coronavírus.
O que chama atenção é o desinteresse da comunidade, que pode ser conferido na página da Câmara no YouTube. Durante as mais de três horas de transmissão o número total de visualizações chegou a 90, isso podendo considerar que os vereadores e funcionários da Câmara poderiam estar visualizando simultaneamente. Outro fator prejudicial é a qualidade de som. Como os vereadores não estão em plenário, a transmissão pela Rádio Difusora fica prejudicada, uma vez que interrupções e barulhos são constantes devido a cortes no sinal via internet.
O distanciamento social é uma medida correta, adotada em todo o mundo, mas quando se fala em distanciamento para sessões virtuais da Câmara o que vem à mente são vereadores em suas casas. Em Batatais o ambiente virtual é no mínimo ‘diferente’, pois praticamente todos os vereadores estão no prédio do legislativo, em seus gabinetes. A pergunta que fica no ar: porque não fazer então a Sessão no Plenário aumentando a distância entre os vereadores, melhorando a qualidade de áudio e vídeo?
A cada dia estamos mais próximos das Eleições Municipais e reverter o desinteresse por parte da população é uma missão que os atuais ocupantes da Câmara precisam assumir. Vale lembrar ainda que nas Sessões Ordinárias e Extraordinárias ‘normais’, durante todo o atual mandato, a presença do público sempre foi reduzida. Deixamos o registro e o convite para que a população acompanhe a próxima Sessão, marcada para terça-feira, 19 de maio, às 14 horas, com transmissão pela Difusora e pela página no YouTube.