Teve início nessa semana, com divulgação pela Prefeitura de Batatais, a campanha ‘Agora é regra, precisa sair de casa? Use máscara’. A Administração Municipal informou que vem tomando todas as medidas buscando proteger a população contra o novo coronavírus, alertando que o uso de máscara aumenta a proteção contra o Covid-19 e todas as pessoas devem utilizar. O prefeito José Luis Romagnoli disse que é uma questão de consciência de cada cidadão, que ao usar as máscaras está se protegendo e preservando a sua família também.
A população vem acatando as recomendações e na região central pudemos observar que a cada 10 pessoas circulando, 9 estavam com máscaras.
Uso de máscara é importante para diminuir a probabilidade de contágio
A recomendação dos especialistas é que todos usem máscaras. No início, as máscaras eram recomendadas somente para pessoas com sintomas e profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Mas, depois, o Ministério da Saúde mudou as recomendações, e a OMS admitiu que, apesar de não serem a solução ideal, os acessórios podem ser uma boa estratégia. Mas os dois órgãos também ressaltaram que é importante usar máscaras caseiras, para que não falte aos profissionais de saúde. No início da pandemia, a corrida pelas máscaras e outros itens, como álcool gel, fez com que esses itens ficassem em falta para as equipes de saúde.
– O uso das máscaras de tecido deve sempre estar associado às ações de lavagem e desinfecção de mãos e às ações de prevenção comunitária – como o distanciamento social.
– A máscara precisa cobrir totalmente nariz e boca e deve estar bem ajustada no rosto. O ideal é que seja amarrada na parte posterior da cabeça (e não com elástico atrás da orelha), para reduzir o risco de contaminação na hora de colocar ou tirar a máscara.
– Deve possuir uma dupla camada de tecido, sendo a camada externa de tecido mais grosso. Tecidos de trama aberta não devem ser utilizados, pois não farão a contenção adequada de gotículas.
– A máscara é de uso individual.
– É importante dispor de mais de uma máscara, pois deve ser substituída se estiver úmida.
– Leve sempre um saco plástico para guardar a máscara já utilizada.
– Não toque na parte frontal da máscara.
– Após usar, lave a máscara com água e sabão e coloque de molho em solução com água sanitária por 10 minutos. A diluição da água sanitária deve ser a descrita no rótulo do produto.
– Antes de colocar os retirar a máscara, higienize as mãos.
Atenção: o infectologista Mario Gonzalez ressalta que as pessoas, às vezes, estão usando a máscara com o nariz de fora, não usam a máscara adequadamente. Ou usam a máscara, mas não fazem a higiene adequada das mãos, e ao manipularem a máscara e o próprio rosto, elas estão levando o vírus para se contaminar. “Cuidado com a falsa sensação de segurança que o uso de máscara pode dar”, alerta o infectologista. É com o uso adequado da máscara e a higiene adequada das mãos que a gente reduz a possibilidade de infecção”, destacou.-