/Polícia Militar de Batatais fechou 2019 com alto desempenho operacional

Polícia Militar de Batatais fechou 2019 com alto desempenho operacional

A Polícia Militar em Batatais, como de costume, teve bastante trabalho durante as festividades de fim de ano. Foram detidos em flagrante pelos militares do estado um indivíduo após uma tentativa de homicídio e outro após cometer uma agressão, baseado na Lei Maria da Penha. Apenas no período entre as comemorações do natal e ano novo, foram ainda surpreendidos comercializando entorpecentes seis indivíduos, sendo três maiores e três menores, todos conduzidos pelo tráfico de drogas. Outro detido por posse irregular de arma de fogo, dois procurados da justiça recapturados e ainda dois rapazes que, em saidinha de fim de ano, descumpriram as normas da saída temporária, totalizando 13 indivíduos surpreendidos em condutas indevidas durante o policiamento ostensivo de preservação da ordem pública realizado pelos militares.

Em contato com o Comandante da 2ª Cia, Cap PM Gustavo Henrique Lázaro, nos foi informado que tudo transcorreu dentro do que estava previsto e o empenho das equipes foi fundamental para que o planejamento desse certo. Num breve resumo sobre como foi o ano de 2019, o Capitão se diz contente com o trabalho que a Polícia tem conseguido entregar diante de diversas dificuldades encontradas: efetivo reduzido, cidade e frota de veículos cada vez maior e legislação cada vez mais fraca.

Mesmo frente à esse cenário, segundo o Oficial, a 2ª Cia, da qual Batatais faz parte, foi a única dentre todo o Batalhão, que conta no total com 23 municípios, a conseguir superar a produtividade e o desempenho operacional do ano de 2018. Ao todo foram registrados 204 flagrantes, sendo 258 pessoas presas em 2019, 131 menores surpreendidos comentendo algum ato infracional, 160 condenados recapturados, 114 flagrantes por tráfico de drogas, 30 armas de fogo retiradas das ruas, 108 armas brancas, 52 veículos recuperados e 40 kg de drogas apreendidos.

Nas palavras do comandante: “num ano de grandes dificuldades, os policiais tem se desdobrado para manter a ordem e a tranquilidade no município. Só mesmo com bastante empenho, entrega e um bom planejamento é que se torna possível a administração das adversidades”.

Para 2020, o Capitão afirma que será necessário ainda maior interação entre todos os envolvidos no contexto da segurança pública para que Batatais continue sendo referência no que diz respeito ao assunto. Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Ministério Público, Judiciário, imprensa e principalmente a população precisam estar alinhados no enfrentamento a criminalidade, fazendo valer o preconizado em nossa Constituição que traz no seu artigo 144, que “segurança pública é um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”.

Por fim, o Comandante reafirma a intenção da Polícia Militar de ter a cada dia que passa um profissional que se evidencie pela sua educação, profissionalismo e técnica, levando segurança à população sem se esquecer que faz parte dela, combatendo o crime com firmeza, eficiência e legalidade.