No dia 21 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial do Município um Estudo de Impacto de Vizinhança referente ao local escolhido para implantação de um novo cemitério na cidade. O documento diz o seguinte: A Prefeitura Municipal de Batatais, em atendimento aos artigos 61, 62 e 63 da Lei n° 2877 de 18/10/2006, alterada pelas Leis n° 3079 de 08/12/2010 e 3301/2014 de 06/09/2014, torna público que se encontra à disposição por 30 dias a partir da data desta publicação para consulta no Departamento de Planejamento da Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Batatais, sito à Rua Dr. Alberto Gaspar Gomes nº 900, Centro, Batatais-SP, o ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA – EIV referente ao CEMITÉRIO MUNICIPAL, localizado na Área Institucional “S”, no Bairro São Gabriel- Batatais SP.
Pelo mapa anexo à publicação é possível observar que a área escolhida fica entre as ruas Pergentino Pereira, Waldemar Silva, Hugo Fiocco e José Moroti, bem na parte baixa do São Gabriel e ao lado do Jardim São Carlos.
Dessa forma, com a publicação, os munícipes das imediações que quiserem ter acesso a documentação e mais informações devem procurar o Departamento de Planejamento, da Secretaria de Obras, até o dia 21 de fevereiro, ressaltando que após a EIV o processo segue com a tramitação legal para a implantação do cemitério, que precisará seguir todas as normas ambientais vigentes. É um processo muito burocrático e demorado.
Mais de 750 assinaturas foram colhidas em abaixo assinado digital contra a localização do novo cemitério
A notícia da implantação do novo cemitério, na parte baixa do Jardim São Gabriel, foi recebida com surpresa e espanto para muitos moradores das imediações. Um abaixo assinado foi feito na semana passada pelas redes sociais com os seguintes dizeres: “A construção do cemitério no Jardim São Gabriel, pode ser maléfica para o bairro e para o meio ambiente. O cemitério afetará os bairros: Jardim São Carlos, Jardim São Gabriel, Jardim Veneza e Antônio Claret Dal Picolo, entre outros ao redor. O estudo de Neckel indicou que, em algumas cidades, a contaminação por metais pesados atingiu um raio de 500 metros e isso demonstra, segundo ele, o risco de se residir perto de um cemitério. A matéria no site diariodamanha.com diz que cemitérios podem contaminar água e solo, o que também é um grande problema para os que residem perto do local de construção do cemitério. Esse abaixo assinado é contra a construção do cemitério municipal, pois dificultará a convivência no local. Se você é morador, vote para que a Prefeitura cancele a construção do cemitério no Jardim São Gabriel”. Mais de 750 pessoas já haviam se manifestado na publicação apoiando o abaixo assinado. Agora resta saber se os munícipes contrários estão se manifestando de forma oficial junto a Prefeitura, que publicou o estudo de impacto de vizinhança que abre essa possibilidade.