Em janeiro de 2015, o então Prefeito Eduardo Oliveira anunciava o início da perfuração de mais um poço artesiano profundo no município. Uma conquista viabilizada junto ao governo do estado, por intermédio do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica. Aproximadamente 410 metros de perfuração e previsão de vazão de 150 mil litros por hora. Na época também foram licitados: adutora, reservatório, bombeamento e cabine de força.
Devido a burocracia e entraves com as empresas ganhadoras dos processos para fornecimento de mão de obra e materiais, a estrutura para colocar o Sistema Garimpo em operação ficou para ser entregue durante a gestão do ex-prefeito José Luis Romagnoli.
O tempo passou e, apenas em 22 de janeiro de 2020, foi colocado o poço para funcionar. Naquela oportunidade a cidade, segundo a Prefeitura, produzia 31 milhões de litros de água dia e tinha capacidade de armazenamento em reservatórios da ordem de 11 milhões de litros. O restante, estaria nos reservatórios das 28 mil residências, que têm em média 500 litros e nas adutoras, redes e encanamentos. Zé Luís afirmou, na data da entrega, que com o novo poço artesiano Batatais dava um passo muito grande para um fornecimento de água mais regular. “Não vou dizer que acabamos com a falta d’água em Batatais, porque seria hipocrisia falar. Tem queda de energia, queima de equipamento, então estamos sujeitos a cortes em algum dia. A produção é altamente suficiente para abastecer a cidade no tamanho que ela está e também já para o que vai crescer agora”, relatava.
Pois bem, o poço funcionou por um tempo, mas, devido a problemas técnicos, novamente o Sistema Garimpo ficou parado. O Prefeito Juninho assumiu a Administração e depois de enfrentar problemas para o reparo dos equipamentos e furtos, que foram registrados, nesta semana, exatamente na segunda-feira, 14 de fevereiro, foi divulgado o comunicado oficial: A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, colocou o poço do garimpo para funcionar. Foi finalizada a instalação dos equipamentos, com a descida da bomba e tudo está funcionando em perfeita ordem. “É o esforço da nossa administração para melhorar o abastecimento da população, ressaltando que em breve vamos iniciar a perfuração de mais um poço artesiano”, destacou o Prefeito Juninho Gaspar. Além de atender o bairro Garimpo, o sistema passa a fornecer água nesta terça-feira para parte dos bairros São Carlos, Claret Dal Picolo, São Gabriel, Jardim Celeste e Santa Ephigênia. O diretor de Obras, José Mário Cavallini, lembra que a equipe estará fazendo a interligação de forma gradativa, buscando atender os bairros próximos e desafogar os demais sistemas de abastecimento.
Vamos acompanhar, na expectativa que o Sistema Garimpo se mantenha operando e atendendo a população com regularidade, afinal foram milhões investidos.