De acordo com dados disponíveis no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Batatais vem apresentando redução nos índices criminais nos últimos meses, em comparação com o mesmo período do ano passado.
No fechamento do semestre, englobando todos os meses de pandemia até agora enfrentados, comparados ao mesmo período do ano passado os números são os seguintes:
Homicídio: de 4 caiu para 1
Roubo: de 19 para 14
Roubo de veículos: de 3 para 2
Roubo de carga: de 1 para 0
Furto: de 231 para 123
Furto de veículos: de 44 para 12
De acordo com informações do Tenente Lucas Sançana, da 2ª Cia da Polícia Militar, a redução em todos os indicadores não significa que o serviço tenha se tornado menos árduo. “A manutenção dos índices é fruto de muito planejamento e esforço para cumprir as demandas operacionais, realizar o policiamento ostensivo preventivo que é a missão constitucional da Polícia Militar e ao mesmo tempo, atender a um volume enorme de solicitações (que tem aumentado consideravelmente) sobre as perturbações de sossego e aglomerações”, ressaltou.
Aglomerações tem sido um grande desafio
Na contramão do que se espera no período de maior número de casos confirmados de pacientes que contraíram o novo coronavírus em Batatais, muitas pessoas parecem ter baixado a guarda e as reuniões nos bairros afastados da cidade se tornaram mais um grave problema que a Polícia, junto a Guarda Municipal e demais órgãos, vem tentando resolver. “Apenas no último sábado, foram 22 talões de ocorrências atendidos por uma única equipe, na grande maioria, relacionados à perturbação e aglomeração. Esse número se aproxima e até supera o de cidades grandes. Trabalhei 7 anos em São Paulo e não me recordo de na minha área, uma única equipe atender tantos chamados sobre a mesma infração”, ressaltou o Tenente.
Somente no bairro Jacarandá, que fica nos fundos do Jardim dos Ipês, foram 7 condutores autuados pelo som alto em seus veículos e muitas pessoas dispersadas, como pode ser observado nas fotos. Segundo Lança isso tem trazido enorme prejuízo ao policiamento e também aos policiais, que se vêem tendo cada vez mais que se desdobrarem para cumprir missões inimagináveis à essa altura do combate ao Covid-19. “O discurso inicial das pessoas que enfrentavam o ‘fique em casa’ pois precisavam sair para trabalhar, e de fato tinham um pleito legítimo, perdeu espaço para as pessoas que agora querem sair pois estão entediadas e não conseguem mais respeitar a profilaxia de combate à esse vírus. Em síntese, a Polícia Militar segue à disposição, infelizmente são muitas as solicitações e nem sempre é possível atender todas com a rapidez que gostaríamos, mas a equipe é comprometida e tem se esforçado para prestar o melhor serviço possível para Batatais. Contamos com o apoio de todas as pessoas da nossa cidade. Que nos ajudem a garantir segurança e que alicerçados no respeito ao próximo e bom senso possamos juntos superar esse grande desafio, nos tornando apesar de todas as dificuldades, seres humanos melhores”, concluiu o Tenente.