Na mitologia grega, Prometeu se apiedou dos homens, roubou o fogo do Olimpo e passou para a humanidade, Zeus furioso o condenou nas montanhas do Cáucaso onde um corvo comia seu fígado de dia e a noite o órgão regenerava, para no dia seguinte ser devorado novamente, Zeus disse que os homens não estavam preparados para receber no fogo.
Tendo o fogo como amigo e domesticado, começamos a cozinhar os alimentos, obteve-se mais proteínas, nos protegeu do frio e dos predadores e até o nosso cérebro aumentou em função da diminuição dos maxilares. Evoluímos.
Nos últimos 12 mil anos entramos no período conhecido como Antropoceno, de lá para cá, os humanos ocuparam 90% das florestas tropicais e 95% das florestas temperadas, desmatamos de todos os tipos, agora recentemente de maneira criminosa e terrorista, (os incêndios cometidos já cobrem de fumaça 60% do Brasil).
Os especialistas já dizem que estamos no alvorecer de uma nova era: o Piroceno, esse termo serve para descrever uma nova era geológica marcada pela prevalência do fogo, um mundo onde o fogo substitui o homem no papel de escultor de paisagens.
Estamos começando a viver a era dos grandes incêndios e certamente os efeitos serão arrasadores em grande parte do planeta. Chegamos pela primeira vez a um ponto de virada desde a conquista do fogo, agora perdemos o controle é ele que nos domina e é ele que está nos conquistando, esse é o Piroceno onde as chamas transformam as paisagens, e nessa direção estamos nos movendo, a caminho de uma era onde o fogo desempenha um papel cada vez mais importante na dinâmica da Terra. A realidade será devastadora.
Aquele pacto que a humanidade fez com o fogo a muito tempo, agora saiu do controle, o fogo foi de amigo a inimigo. Seremos capazes de salvar o planeta ou sucumbiremos ao inferno do fogo, teremos futuro ou seremos incinerados? Estamos parecendo anjos exterminadores do apocalipse.
Agora compreendo com mais facilidade; quando criança eu ouvia dos antigos, “o mundo vai acabar em fogo”, na época não entendia direito, hoje entendo bem, chegou a era do fogo. Bem vindo ao Piroceno, ou ao inferno se preferir.