Foi realizada no final da semana passada uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio do CREAS, com a Guarda Civil, Policia Militar e Conselho Municipal sobre Drogas – COMAD. Nesse trabalho foram abordadas pessoas em situação de rua para conhecimento da atual situação de vulnerabilidade e risco social da qual estão inseridas. Posteriormente, com estratégia e plano de ação, o objetivo é buscar o enfrentamento de tal situação, que fere o princípio da dignidade da pessoa humana.
Segundo informações que obtivemos da Assistente Social Ana Carolina Inácio Rodrigues Rocha, Diretora da Proteção Social Especial, foram atendidas 13 pessoas em três diferentes pontos da ação: local de construção do Hospital do Câncer, quadra de esportes do bairro Joaquim Marinheiro e uma casa invadida na Vila São Francisco, na Rua dos Cravos, 187. “De forma imediata, houve coleta de informações de todos: nome, endereço, referências familiares, levantamento se possuem ou não documentação pessoal por exemplo, e fornecidas orientações pela psicóloga e assistente social que conduziram a ação”, informou
Interessante ressaltar que a maioria das pessoas abordadas são de Batatais ou possuem familiares aqui. Apenas duas não conseguiram informar endereço. Elas permanecem nos espaços públicos para uso de drogas. “Já tivemos experiência anterior de atendimento a outros casos semelhantes, como de um senhor que utilizava do espaço público da Praça Fernando Costa para moradia. Como ocorreu naquela oportunidade, o próximo passo, já iniciado, é a elaboração de Plano para Enfrentamento da Situação, com áreas da saúde e assistência social conjuntamente, para apoio e orientação as famílias dessas pessoas e efetivação dos atendimentos e tratamentos disponíveis”, ressaltou a Assistente Social.
A informação é de que as visitas domiciliares aos endereços referidos já foram iniciadas para o acompanhamento caso a caso. Além de Ana Carolina, a psicóloga do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social- Ana Paula Jardim, está trabalhando diretamente nessa tarefa. “Essas ações fazer parte do Serviço Especializado em Abordagem Social executado pelo CREAS, e periodicamente continuarão ocorrendo, tanto de forma mais ampliada, como foi esta última, como em casos mais pontuais e individualizados como também habitualmente ocorre”, frisou.
A Secretaria agradece a participação e preocupação de todos envolvidos, equipe de segurança pública, Policia Militar e Guarda Civil Municipal, por intermédio do Tenente Lucas Sançana e do Comandante José Donizete Bocardo, bem como ao Conselho Municipal sobre Drogas – COMAD, por meio de seu presidente João de Deus.
Homepage
>
Notícias
>
Gerais
>
Pessoas em situação de rua são abordadas em ‘ação’ que busca reduzir esse risco social em Batatais