A pandemia do Covid-19 obrigou os governos a tomarem medidas de isolamento, distanciamento social e outras ações de proteção à saúde e à vida da população. Estas ações trazem um grande impacto nas atividades econômicas, afetando as empresas e os empregos. Diante deste cenário, a ACE Batatais realizou, no período de 1º a 9 de junho, uma pesquisa junto aos empresários de Batatais, com o objetivo de aferir a real situação das empresas, diante dos impactos e reflexos das medidas adotadas para o enfrentamento ao Covid-19. Foi enviada um questionário para mais de 1.000 empresas com o retorno de 101 empresas.
Perspectivas dos empresários
Mesmo diante de todo este cenário negativo, os empresários demonstram expectativas de crescimento e para a manutenção e avanço gradual da economia. Consideram importante ações dos governos como a prorrogação das medidas de apoio, principalmente às pequenas empresas.
Os indicadores da pesquisa apontam, com maior potencial de consequências futuras na manutenção e geração de empregos, caso a crise perdure por um período longo. Existe a previsão de alguns setores por uma retomada demorada e lenta que pode levar ao fechamento de muitas empresas e a uma onda de demissões. Outro indicador preocupante é a pequena reserva que um percentual muito grande dos empresários pesquisados enfrenta, que é a manutenção de suas empresas e de suas famílias caso a crise perdure. Lembramos que os empresários não têm FGTS e Seguro Desemprego, entre outros benefícios, ao contrário dos funcionários, que mesmo que sendo julgados insuficientes, dão um fôlego aos trabalhadores diante do desemprego.
Verifica-se que as respostas indicam que esse cenário econômico deriva de várias dificuldades que as empresas têm passado nos últimos anos, culminando com os efeitos da crise provocada pelo Covid-19, e ao final da qual a maioria das empresas está fragilizada.
Os dados econômicos divulgados pelos órgãos oficiais apontam um enorme prejuízo para a sociedade, e esta pesquisa de grande importância efetuada pela ACE Batatais, traz a realidade da cidade, que vive os mesmos problemas e podem levar a um potencial fechamento de um número enorme de pequenos negócios, que são os maiores empregadores.
Torna-se necessária a reflexão urgente sobre os caminhos e as condições para garantir que esses pequenos negócios possam ser retomados. A pandemia do Covid-19 nos traz diversos ensinamentos, e como em uma guerra onde todos saem fragilizados, é necessário que os governos, líderes, cientistas, empresários e população se unam e empenhem para o combate a esta pandemia e reconstrução da economia mundial. Confira alguns indicadores apontados na pesquisa: