Estamos iniciando mais um período de chuvas, e com ele vem os buracos nos pavimentos asfálticos de nossas ruas e avenidas. Os buracos nas vias púbicas provocam muitos danos e prejuízos para os motoristas. Estes prejuízos econômicos são causados pelas quebras do sistema de suspensão dos carros, além de danos nas rodas e pneus, e até por vezes na lataria. Isso tudo sem mencionar nos danos a integridade física dos condutores, principalmente de motociclistas que acabam se acidentando e sofrendo traumas ortopédicos, e por vezes, ficam afastados de seus trabalhos. Ou seja, são imensuráveis os prejuízos causados pelos buracos que surgem nas vias públicas nos períodos chuvosos do ano.
Mas, ao contrário do que se pensa, o surgimento destes buracos em nossas vias podem ser previstos e os reparos poderiam ser antecipados. Segundo especialista ouvido por nossa equipe, é possível observar quando circulamos pelas ruas e avenidas da cidade, alguns pontos com trincas no pavimento asfáltico. São trincas isoladas ou sequencias, mas ambas já são indicadores que nestes pontos o pavimento já atingiu seu limite e está em estado de deterioração. A situação ideal seria a execução de tapa buracos de forma preventiva, ou seja, estes pontos que apresentam as trincas, já deveriam receber os reparos antes mesmo do surgimento dos buracos. Tanto para reparos de forma preventiva, como reparos em buracos já existente, o serviço correto é muito diferente do que é executado. O reparo que se executa atualmente é completamente errado e feito de forma amadora, onde simplesmente é jogado um composto asfáltico sobre o buraco, preenchendo-o sem qualquer tipo de compactação mecânica. Este serviço paleativo apresenta um grande desperdício de material, pois sem a compactação feita de forma correta, nas primeiras chuvas que ocorrerem após o serviço, os buracos surgem novamente nos mesmos locais.
O serviço de tapa buracos feito de forma correta é bem diferente do que vemos sendo executado diariamente
O serviço correto compreende na retirada de um trecho do pavimento asfáltico pouco além das partes danificadas, tanto no caso preventivo, como nos buracos existentes. Esta retirada é feita mecanicamente com a utilização de ferramenta de corte que proporciona um formato regular, geralmente retangular. Posteriormente é feita a limpeza do local, retirando-se todo o material que s encontra desagregado, ou seja, pedras soltas. Desta forma, se obtém um “buraco” com formato regular tanto nas dimensões horizontais, como na profundidade. Após a abertura e limpeza, deve ser aplicado composto asfáltico de forma regular e imediatamente feita a compactação mecânica deste composto. Esta compactação varia de acordo com as dimensões do reparo, podendo ser feita com a utilização de compactador mecânico manual, ou mesmo coma utilização de rolo compressor. Feito desta forma, o serviço de tapa buracos proporciona um reparo de pavimento que se assemelha ao pavimento original, obtendo-se desta forma, qualidade e durabilidade, além de uniformidade no pavimento asfáltico.
Por fim, cabe lembrar que em vias que apresentam altos índices de trincas, os serviços de tapa buracos já não mais surtiram efeitos práticos. Nestas condições somente serviços de recapeamento asfáltico poderão proporcionar resultado satisfatório.