A Federação Paulista de Futebol realizou na segunda-feira, 14 de dezembro, uma reunião com os representantes dos clubes para o conselho técnico do Campeonato Paulista da série A3 de 2021. Ficou definido que a competição será disputada entre os meses de março e junho, tendo início no dia 7 de março e final em 6 de junho.
Foi mantido o formato dos últimos anos, com 16 equipes, quinze rodadas na primeira fase, se classificando os oito primeiros colocados para a segunda fase, sendo rebaixados os 2 últimos colocados da competição. Às quartas de final, semifinais e a grande final terão jogos de ida e volta. Sobem para a Série A2, de 2022, as duas equipes que chegarem à final. A mudança no regulamento em relação ao último ano veio com os mata-matas, já que agora as equipes de melhor campanha jogarão pelo empate, eliminando a possibilidade de penalidades máximas. Outra mudança foi para dar mais espaço para as categorias de base. As equipes agora poderão escalar ao mesmo tempo até sete jogadores da lista B, reservada para jogadores da base do time. Até o ano passado as equipes podiam escalar até cinco atletas.
Devido a uma multa junto a Federação, o Batatais ficou de fora do Conselho Técnico, mas o presidente do clube, Marcos Leandro, tranquilizou o torcedor e afirmou que o Fantasma está garantido na competição. “Realmente não pudemos participar por causa de uma multa que a Federação não aceitou o recurso. Só não podemos opinar quanto ao regulamento, mas nossa presença no campeonato está confirmada”, afirmou o presidente.
Com o Batatais estarão na disputa mais as 11 equipes que se mantiveram na divisão, as duas que foram promovidas da Segunda Divisão, o Bandeirantes e São José e, os rebaixados da série A2, o Penapolense e Votuporanguense. O Paulista da Série A3 terá 16 equipes em disputa: Bandeirantes, Barretos, Batatais, Capivariano, Comercial, Desportivo Brasil, Linense, Marília, Nacional, Noroeste, Olímpia, Penapolense, Primavera, Rio Preto, São José e Votuporanguense.