Empresária e guia de turismo fala sobre sua trajetória, planos e desafios à frente da Associação Comercial e Empresarial
A Associação Comercial e Empresarial de Batatais (ACE), entidade que há décadas fortalece e representa o setor empresarial do município, pode ter em breve sua primeira presidente mulher. A empresária Paula Mariano Garcia, proprietária da PaulaTur, é candidata ao cargo e conversou com o JC sobre sua trajetória, os desafios do associativismo e suas propostas para o futuro da ACE.
JC: Como é seu nome completo e formação?
Paula Garcia: Meu nome é Paula Mariano Garcia, sou formada em Turismo e sou guia credenciada pelo Ministério do Turismo.
JC: Há quantos anos trabalha no setor de turismo e quanto tempo de atividades tem a empresa PaulaTur?
Paula Garcia: Estou na área de turismo há 26 anos. Comecei em 1999 organizando excursões para programas de TV, depois trabalhei com parques temáticos e como agente de viagens. Também atuei como guia para grandes operadoras e embarquei em navio durante a temporada 2007/2008. Depois disso, abri minha própria agência, a PaulaTur, e ainda dei aulas de Turismo na ETEC Antônio de Pádua Cardoso, o Colégio Industrial.
JC: Há quantos anos a PaulaTur é associada à ACE Batatais?
Paula Garcia: Desde 26/05/2011, há 14 anos.
JC: Como a senhora define a ACE Batatais? Qual a principal bandeira da entidade?
Paula Garcia: A ACE Batatais é uma associação extremamente respeitada e atuante. Não apenas apoia e representa a classe empresarial, mas cria oportunidades concretas para o crescimento econômico e profissional dos associados. Oferece cursos, palestras, treinamentos e eventos de networking, sempre estimulando inovação, empreendedorismo e união. Sua missão é fortalecer os negócios locais e contribuir para o desenvolvimento de Batatais como um todo.
JC: Qual a importância para as empresas serem associadas à entidade?
Paula Garcia: A união fortalece o meio empresarial e cria um espaço para discutirmos melhorias para todos os ramos de atividade. A associação contribui para gerar empregos, impulsionar o desenvolvimento econômico e ainda proporciona acesso a capacitação, feiras, congressos e parcerias. Fazer parte da ACE é integrar uma rede comprometida com a inovação e o progresso local.
JC: Como surgiu a oportunidade de integrar a chapa para presidente da entidade?
Paula Garcia: Atuo como coordenadora geral do CMEC – Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da ACE – e já ocupei cargos na diretoria, como a vice-presidência de serviços. Sempre estive engajada e percebi o prazer de contribuir cada vez mais. Assim surgiu a oportunidade de integrar a chapa para presidente, com o objetivo de aproximar ainda mais as empresas das ações da ACE e fortalecer a comunidade.
JC: Quem serão seus vice-presidentes de Comércio, Indústria e Serviços? Haverá mais mulheres na diretoria?
Paula Garcia: Terei como vice de Comércio o Ennio César Fantacini, de Indústria o Prof. Antonio dos Santos Moraes Junior e de Serviços o Gino Ivair Bellon. Sim, teremos mais mulheres, mas sempre escolho pela competência. Reuni empresários e empresárias qualificados para juntos construirmos uma associação mais ativa e participativa.
JC: Como se sente por ser a primeira candidata ao cargo de presidente da história da ACE Batatais?
Paula Garcia: Me sinto extremamente lisonjeada e emocionada. É uma alegria enorme saber que confiaram em mim para assumir um cargo tão importante. Sinto orgulho de poder contribuir com a história da ACE e fazer a diferença para os empresários e para nossa cidade.
JC: Quais são seus planos para a entidade se for eleita presidente?
Paula Garcia: Pretendo conduzir a ACE com comprometimento e seriedade, criando projetos que fortaleçam o crescimento das empresas associadas, promovam união entre empresários e incentivem a qualificação dos colaboradores. Quero que cada associado sinta que faz parte de uma rede forte, que oferece oportunidades reais de desenvolvimento e aprendizado.
JC: O que pretende fazer em prol do desenvolvimento econômico do município?
Paula Garcia: Quero apoiar o crescimento das empresas locais, incentivar a geração de empregos, promover capacitação e estimular a inovação e o empreendedorismo. A ACE deve ser uma ponte entre as empresas e o progresso de Batatais.
JC: Na sua gestão haverá foco em cursos de qualificação e geração de empregos?
Paula Garcia: Sim. Pretendo ampliar cursos de qualificação tanto para colaboradores quanto para autônomos, oferecendo ferramentas de crescimento. Também queremos criar oportunidades para geração de empregos e fortalecimento do empreendedorismo local.
JC: Algo mais que queira destacar?
Paula Garcia: Quero ressaltar a força da equipe escolhida, composta por empresários competentes e comprometidos. A ACE é feita por empresas e para empresas, e queremos que todas se aproximem dessa rede. Nossa gestão terá olhar voltado para o futuro, incentivando jovens a se qualificarem e participarem de projetos inovadores. Estou motivada e confiante de que, juntos, construiremos uma Batatais mais unida, inovadora e próspera.





