Integrantes da cooperativa estarão responsáveis pela coleta de todo material reciclável produzido nos dias do Carnaval Batatais Folia 2024
O Carnaval se aproxima, as escolas de samba se organizam, acertando detalhes nas fantasias, acertando detalhes nos carros alegóricos e nas quadras os ensaios das baterias causam uma movimentação festiva na cidade. Pensando em todos os detalhes, a Prefeitura de Batatais, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo, fez uma parceria com o Projeto Recicla Batatais e COOMAR (Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis da Estancia Turística de Batatais) para fazer toda a coleta de materiais recicláveis produzidos nos dias da Folia de Momo.
Para falar um pouco de como será esse importante trabalho no sambódromo e em alguns pontos da cidade junto aos bloquinhos, a nossa reportagem conversou com Natalia Vieira de Carvalho Martins: bióloga, pedagoga, mestre em Planejamento e Análise de Políticas Públicas. Que trabalho com projetos e estratégias de sustentabilidade para empresas, instituições do 3° setor e poder público.
“Além dos projetos e consultoria em sustentabilidade, eu tenho um projeto voluntário chamado Recicla Batatais, desde 2017, e através dele busco caminhos para apoiar o trabalho dos catadores: sensibilização da população com estratégias educativas, captação de recursos para ações com eles e articulação com o poder público, como o caso do carnaval sustentável”, comentou Natália.
Segundo Natália Martins, com a iniciativa, os catadores da COOMAR serão devidamente remunerados e ficarão responsáveis pela limpeza e coleta dos resíduos sólidos no sambódromo, durante todos os eventos do Carnaval. Também serão contratados catadores informais, que irão acompanhar os Blocos de Carnaval com seus carrinhos, fazendo a coleta de todos os materiais recicláveis ao longo do trajeto.
A bióloga destaca que a iniciativa inovadora promove a inclusão dos catadores na gestão de resíduos sólidos, mantém a cidade limpa e ainda garante a destinação correta dos resíduos: uma importante ação ambiental e social.
“Foi graças à sensibilidade do diretor de Turismo, José Paulo Fernandes, e toda a equipe da Secretaria Municipal de Turismo, que essa ação se tornou possível dessa vez, portanto, como alguém que trabalha na área e acredita na urgência da adoção de estratégias sustentáveis, espero que essa ação possa ser replicada em todos os próximos eventos da cidade, que se torne rotina e que, inclusive, seja inspiração para outros municípios. A administração pública de Batatais já conhece meu trabalho e sabe que estou sempre à disposição para propor e apoiar as ações de Sustentabilidade em nosso município.
Natália destaca que a sustentabilidade trata de três aspectos: ambiental, social e econômico. Para julgar uma ação como sustentável, precisa atender esses três requisitos. Os catadores contratados para a gestão no sambódromo são da COOMAR, uma cooperativa de catadores que já atua na cidade há muitos anos.