A ACE Batatais promoveu no sábado, dia 13 de agosto, no Salão de Eventos “Alcides Milan”, sede social da entidade, o sétimo encontro com os jovens inscritos no Projeto Empreendedor do Futuro. Desta vez o palestrante foi o empresário Cláudio Cesar Fernandes, da empresa Midas Solutions, com o tema (R)Evoluções Tecnológicas.
Inicialmente, Claudio Cesar Fernandes fez uma breve explanação sobre sua vida profissional e as barreiras enfrentadas e sobre a Midas Sollutions que está presente em mais de 21 países gerenciando dados e cadastros, tendo como principais clientes as empresas Coca-Cola Femsa, Susano, JSL, IBM, Vale, Xerox, Nestle, Amazon, WestRock, Bradesco, Login, e Safra.
O palestrante discorreu sobre as quatro revoluções industriais ocorridas e suas influencias no desenvolvimento das tecnologias mundiais. Desde a primeira revolução que ocorreu no século XVIII com introdução de máquinas no processo fabril e uso da máquina a vapor, passando pela segunda revolução industrial de 1945 que envolveu o desenvolvimento de indústrias química, elétrica, de petróleo e aço, além do progresso dos meios de transporte e comunicação, a terceira revolução industrial que foi marcada pela substituição gradual da mecânica analógica pela digital, pelo uso de microcomputadores e criação da internet (1969), a quarta revolução industrial que iniciou em 2011, e o seu conceito está ligado ao de Indústria 4.0, modelo empresarial que tem como objetivo utilizar todas as tecnologias atualmente disponíveis para gerar conhecimento e produtividade.
Cláudio Fernandes descreveu sobre os perfis da geração Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964), e os da Geração X (1965-1980), os millennius que compreendem a Geração Y ou Millennials (1981-1996) e Geração Z (1997-2010). Há ainda a Geração Alfa, que compreende os nascidos a partir de 2010. Cada uma dessas gerações tem algumas características específicas e maneiras de pensar, agir, aprender e se comportar nos diferentes ambientes, como o escolar e o profissional, explanou e apresentou vídeos sobre cada uma delas.
Fernandes explanou sobre as tendências para as profissões do futuro que estão alinhadas às tecnologias como, por exemplo, a de designer de experiências do usuário (UX), analista de Big Data, gestor de informação, cientista de dados, Data Proection Officer (DPO), analista de Machine Learning, desenvolvedor de aplicativos, especialista em telemedicina, consultor de biomimética, farmacogeniticista, biotecnologista, especialista em corrupção, e advogado 4.0. Destacou sobre as tecnologias da Realidade Aumentada e da Realidade Virtual, bem como e a NFT “Non-Fungible Toker” e Metaverso, bem como a importância destas tecnologias para a sociedade.
Em sua palestra, Claudio Fernandes destacou que não há mais como perguntar ao jovem qual será a sua profissão, pois muitas delas ainda nem existem. Recomendou a todos que para ter destaque como empreendedor ou como um profissional de sucesso, primeiro tem que gostar do que faz, se manter atualizado e se especializar, ser resiliente, ter inteligência emocional, ser flexível, praticar empatia, ouvir o cliente, não ter medo de correr risco e desenvolver produtos e serviços que resolvam os problemas de seus clientes.
Ao final o palestrante realizou um “Quizz” utilizando um aplicativo com perguntas e respostas, oferecendo brindes aos três que mais pontuaram, Gabriel Pupim Silva, Leticia Bemfica Dias e Otavio Alexandre Cracco.
O presidente da ACE Batatais, Ennio Cesar Fantacini, agradeceu o palestrante Claudio Cesar Fernandes e destacou a importância do conhecimento transmitido aos jovens do Empreendedor do Futuro. Aproveitou ainda para convidá-lo para realizar uma palestra aos empresários de Batatais.
Sobre o Projeto Empreendedor do Futuro ACE Batatais
Tem como objetivo promover, por intermédio de encontros quinzenais, atividades para despertar e desenvolver as características e atitudes empreendedoras, preparando os jovens de 16 a 18 anos para o mercado de trabalho e para atividades empreendedoras.