Eu tinha preparado um outro tema para contar para vocês nesta edição, mas ao ver o rebuliço que ocorreu esta semana com os lançamentos dos Satélites da empresa aeroespacial do bilionário Elon Musk, e por ser um dos temas mais comentados nas redes sociais e medias especializadas, resolvi mudar.
O principal objetivo do projeto é levar internet a todo o mundo até o final deste ano, digo principal pois sua utilização pode ser mais ampla do que o que foi divulgado até o momento.
Quem olhou para o céu por volta de 18h30 deste domingo, 10, se deparou com uma cena no mínimo intrigante e até assustadora para muitos, filas de pequenos pontos brilhantes cruzaram a noite em formação, a uma velocidade constante, e depois desapareceram.
Embora muitas pessoas nas redes sociais achassem que fosse um grupo de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados), não era nada disso. Os pontos brilhantes eram os mais novos satélites do projeto Starlink da empresa SpaceX. A última frota com 60 unidades foi lançada no dia 22 de abril.
Esse “fenômeno” pôde ser visto porque os satélites ainda estão relativamente próximos à Terra. Isso acontece até três ou quatro semanas após o lançamento conforme a luz do Sol é refletida pela estrutura metálica dos dispositivos. Depois desse período, os objetos chegam à sua altitude final, e por serem pequenos, só são visíveis com um telescópio.
Em outubro de 2019 eu li uma matéria que dizia que o projeto estava longe de estar operacional, já que a companhia colocou “apenas” 60 satélites em órbita na época, e era uma quantidade ínfima perto dos 12 mil que já tinha autorização para lançar. Mesmo com os poucos satélites em orbita lembro do bilionário ter realizado o envio de uma mensagem utilizando seu sistema, dizendo “Whoa, it worked!!”, “Uau, funciona!!”.
A Starlink visa criar uma rede interconectada de satélites na baixa órbita da Terra, o que vem sendo chamado de “constelação de satélites”, capaz de transmitir internet de alta velocidade a qualquer lugar do planeta.
É possível baixar aplicativos que dizem os dias e horários que os satélites poderão ser vistos pelo céu, pesquisando nas lojas dos celulares por Starlink você poderá ou no site http://findstarlink.com/ selecionado a sua região, vocês poderão acompanhar os próximos lançamentos e ter informações sobre o projeto.
E.T. telefone minha casa.
Até breve pessoal.