Desde o início do ano o mundo vive os efeitos da pandemia da Covid-19. Além de causar milhares de mortes, o vírus afeta todos os setores fortemente e o esporte não é diferente. Além dos atletas de todas as modalidades, a população mundial sofre por não poder contar com a distração que as atividades esportivas proporcionam. Não a quem não goste de acompanhar e torcer por seu time preferido, o que é considerado até uma válvula de escape para a população em seu cotidiano, mas, as competições seguem proibidas na maior parte do planeta. No Brasil, por exemplo, neste momento estaria sendo disputado o Campeonato Brasileiro, suspenso por tempo indeterminado, como as competições estaduais, que foram paralisadas. O grande baque do ano, não apenas para o esporte, foi o adiamento dos Jogos Olímpicos que ocorreriam em Tóquio, no Japão. As disputas foram transferidas para 2021, isso se não houver uma segunda onda do vírus pelo mundo.
Nosso município também teve seu esporte afetado. Foram suspensas as competições e fechados todos os espaços públicos de esporte e lazer. Competições, como Campeonato Municipal de Futebol, Copa Criança de Futebol Canindé e Copa Integração de Basquete, foram interrompidas sem data de retorno. Os Jogos Escolares, que neste ano homenageiam o ‘Professor Antônio Lemes de Prado’, também foram suspensos. A Liga Amadora de futebol Canindé, considerada a principal competição esportiva da cidade, com 40 equipes de Batatais e de outras localidades, também não tem previsão de data para voltar a trazer alegria para jogadores e torcedores.
Apesar dos números expressivos de contaminados com o novo coronavírus no nosso país, precisamos manter nossas esperanças, pois já começa a ser anunciada a retomada gradual das atividades e chegará a hora do esporte. Da nossa parte seguiremos divulgando as ações e incentivando a prática esportiva, mesmo que for dentro de casa. A pandemia vai passar e o mundo vai precisar a reaprender viver ‘com normalidade’ após esse triste período.