Em fevereiro de 2010, vivíamos num período quase pré-histórico das redes sociais. Para se ter uma ideia, no Brasil o Orkut reinava soberano como plataforma de interação social, e o Whatsapp ainda dava seus primeiros passos, mas chamava menos atenção que o MSN. Sem falar que a principal função dos celulares ainda era fazer chamadas telefônicas… pois é!
Uma revista mensal de variedades circulava aqui em Batatais, tinha um público razoavelmente grande, e na época eu colaborava como colunista escrevendo basicamente sobre o mundo da música e do cinema, duas paixões antigas que sempre dão boas discussões, em qualquer roda de bate-papo. Naquele início de 2010, resolvi escrever uma matéria, abrindo um debate que durou uns dois meses até sua publicação, e que eu já sabia que desencadearia boas resenhas: uma lista com os 10 melhores álbuns de rock de todos os tempos, escolhida por músicos batataenses.
Na época, 35 músicos, da ativa, iniciantes e “aposentados”, exclusivamente de nossa cidade, participaram entregando uma lista com os 10 álbuns de rock que eles consideravam os melhores, na avaliação pessoal deles. Na lista de “votantes” estavam meus Brothers Evandro “Punk” e “Renatão” Pisani, que nos deixaram precocemente.
As regras eram poucas e bem objetivas: apenas um álbum de cada artista, somente artistas internacionais, não podiam ser citadas coletâneas nem discos “ao vivo”. Naturalmente, muitos fizeram escolhas bem pessoais, com critério bem afetivo, mas ao final, o que se revelou foi uma lista bem coesa, racional, com 10 álbuns que constantemente aparecem nas enquetes mundo afora. A nata do rock! Vamos a ela:
1°. Back In Black (AC/DC – 1.980)……………………………… 21 votos
2°. The Dark Side Of The Moon (PINK FLOYD – 1973)….. 17 votos
3º. Machine Head (DEEP PURPLE – 1972)………………….. 16 votos
4°. Metallica (METALLICA – 1991) ………………………….. 10 votos
5º. Appetitte For Destruction (GUNS N’ ROSES – 1987).. 10 votos
6º. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts (THE BEATLES – 1967). 08 votos
7º. Van Halen (VAN HALEN – 1978)…………………………… 07 votos
8º. Powerslave (IRON MAIDEN – 1984)………………………. 07 votos
9°. Physical Graffiti (LED ZEPPELIN – 1975)……………….. 06 votos
10º. The Wall (PINK FLOYD – 1979)…………………………… 06 votos
Passados mais de 14 anos, acredito que essa lista continua atual, embora o disco mais “jovem” nela tenha mais de 33 anos. Obviamente o mercado musical mudou muito, em especial dos anos 90 para cá, com o advento das mídias digitais e das plataformas de streaming. Sim, o rock se reinventou, adicionou novos elementos, mas o alicerce para o aparecimento das novas gerações do rock com certeza está na influência exercida pelos esses discos desta lista, e tantos outros lançados desde a década de 60. Um exemplo disso, é que The Beatles continua sendo referência, e nesse mês lançam uma nova música revitalizada por Inteligência Artificial, com vocal de John Lennon, naquele que deve ser o evento musical mais relevante do ano. E novas listas hão de aparecer para boas discussões, com boa trilha sonora. E pra você… qual disco ficou de fora, e deveria estar aí?