Criada como forma de segmento do trabalho realizado pelo Sindicato Rural e Senar, que mantem o Curso de Viola Caipira, a Orquestra de Violeiros de Batatais foi idealizada, com nova concepção, em 2015. Com incentivo fundamental do Vereador e Coordenador do Senar, Júlio Eduardo Marques Pereira, o Júlio do Sindicato Rural, a Orquestra ganha força e visibilidade. No último final de semana, por exemplo, o grupo se apresentou no Hotel JP em Ribeirão Preto. “Pra nós é uma alegria. Quero cumprimentar o instrutor Altieris Santana, que tem se esforçado para unir e preparar esse pessoal que vem levando a boa música sertaneja para os mais diversos locais. Posso dizer que acompanho tudo com a mesma emoção que é passada através dos acordes musicais”, ressaltou.
Altieres, músico violeiro caipira, instrutor de violas do Senar, em contato com nossa redação afirmou que Orquestra é formada por pessoas de todas as idades, tendo objetivo de gerar oportunidades para a educação e aprendizado, enfatizando a boa convivência entre o passado e o presente numa parceria de respeito entre gerações. “Podemos reviver nos dias atuais as maravilhas do ambiente caipira que deixou saudade na vida de milhares de pessoas através de grandes clássicos da música caipira de raiz”, ressaltou.
Logo que finalizam o Curso do Senar, com duração de três meses, os interessados continuam o aprendizado já frequentando os ensaios da Orquestra para adaptação. “Essa apresentação que fizemos no Hotel JP foi o início de uma nova etapa. Desde o ano passado estava sendo elaborado uma proposta para procedimentos em todos os sentidos na condução da orquestra. Ela renasceu a partir desta data. São entre 15 e 25 violeiros se apresentando, de acordo com a capacidade e tamanho do palco e logística do evento”, informou o maestro.
Para os ensaios, o Sindicato Rural fornece o espaço da Casa do Criador e a Associação Folclórica disponibiliza o salão de festas da Igreja de Santos Reis. Que a população de Batatais e, por que não dizer, de todo o Brasil, possa valorizar esse trabalho. “Temos um calendário de eventos e festividades de diversas naturezas: feira cultural, parcerias com corais, festivais, fechamento de palestras e seminários, enfim, queremos levar a música caipira para o maior número de pessoas possível”, finalizou.
Homepage
>
Notícias
>
Diversão
>
Orquestra de Violeiros de Batatais cresce e leva a boa música raiz para outras localidades