Como parte do Programa Batatais Mais Segura, mantido pela Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, numa ação que conta com a participação da Vigilância Sanitária e Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, estão sendo vistoriados os estabelecimentos que trabalham com ferro velho na cidade.
Em alguns estabelecimentos, percorridos nos primeiros dias deste mês, foram verificadas as condições de legalidade, alvarás, situação dos imóveis quanto ao acúmulo de água, que são criadouros do mosquito transmissor da dengue e, também, para apuradas supostas receptações de fios furtados das bombas d’água, sambódromo, praças e outros próprios públicos.
Segundo o Comandante da Guarda, Marcelo Fracaroli, foram visitados seis locais de compra e venda de sucatas, sendo que em um deles foi encontrado alguns cabos de energia que foram reconhecidos pelos profissionais eletricistas da Prefeitura como sendo os que foram furtados do recinto da Festa do Leite. O responsável foi identificado, qualificado e o material apresentado na Delegacia de Polícia onde foi elaborado boletim de ocorrência de averiguação de receptação. Outros ferros velhos foram notificados por estarem em desacordo com as condições sanitárias e um por não possuir alvará de funcionamento.
A Guarda Municipal informou que o trabalho terá sequência a fim de inibir a receptação de materiais furtados que causam grandes prejuízos à administração pública e a toda população.