16A Polícia Militar desencadeou, na sexta-feira, 26 de julho, a Operação Interior Mais Seguro, em todo o Estado de São Paulo, nas regiões em que há áreas rurais, com a finalidade de garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime. As ações especiais não seguirão, sem hora para se encerrar.
Na região de Ribeirão Preto houve uma inovação, com representantes da Polícia Militar, incluindo Policiamento de Área, Ambiental e Rodoviário se reuniram com representantes de Guardas Civis de 11 municípios da região, entre eles Batatais, juntamente com representantes da secretaria da Agricultura, para a Operação ainda mais ampliada.
De acordo com o comandante Guarda Civil Lincoln Braga, José Donizeti Bocardo Júnior, os números de Batatais nessa ação foram os seguintes: 40 pessoas abordadas, sendo dois condenados capturados; cinco pontos de bloqueio, 33 carros e 13 motos vistoriados e duas visitas solidárias realizadas na área rural.
A Operação contou com a mobilização de 998 policiais militares, com o emprego de 496 viaturas e 1 helicóptero, distribuídos em 116 pontos, em toda a região. As equipes estiveram em locais estratégicos, nas áreas rurais e, além do policiamento preventivo, também atuando com foco em receber das comunidades rurais informações que apontem melhorias da segurança local, bem como os policiais militares sendo agentes estimuladores do Programa Vizinhança Solidária.