As obras para ampliação da UTI já foram iniciadas pela Santa Casa de Misericórdia, Hospital Major Antônio Cândido e a previsão é que no final de 2020 os doze novos leitos estejam prontos.
Os recursos estão sendo liberados pela Prefeitura, que teve autorização legislativa no mês de julho. Serão R$ 500 mil para mais 240 m² da área da UTI – Unidade de Terapia Intensiva. O compromisso do Hospital é de finalizar a obra até o final de novembro. “O repasse de todo o recurso será possível graças à austeridade da Administração, considerando que em razão da pandemia não foi possível a realização da Festa do Leite, razão pela qual a economia realizada será revertida na ampliação da UTI”, destacou o Prefeito José Luis Romagnoli, quando da aprovação pela Câmara.
A Provedora da Santa Casa, Nilla Macedo, afirmou que essa ampliação representa muito para a cidade e para a Santa Casa. “Teremos 20 leitos no total. Um ganho extraordinário”, destacou.
Durante vistoria nesta semana, o Prefeito Zé Luis, diretores da Secretaria de Obras, juntamente com a Provedora Nilla Macedo, conferiram o trabalho na fundação do prédio, que vai possibilitar o atendimento de mais batataenses e também de pacientes de mais 6 cidades da região, que fazem parte do Vale das Cachoeiras.
Ministério da Saúde credencia mais leitos do Hospital Major Antônio Cândido
O Ministério da Saúde oficializou o credenciamento de sete leitos de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) da Santa Casa de Batatais, Hospital Major Antônio Cândido, para pacientes que estão com Covid-19. Com isso, a instituição receberá o dobro do valor pago pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para os serviços na unidade de terapia intensiva.
O credenciamento ocorreu após a formalização de pedido da direção da Santa Casa ao Ministério da Saúde, com preenchimento de todos os pré-requisitos, contando com apoio do Deputado Federal Ricardo Silva (PSB-SP). O parlamentar cobrou a portaria que garante mais recursos para o hospital no dia 25 de junho. Com isso, serão pagos por dia R$ 1,6 mil por cada paciente em tratamento. Vale lembrar que o Governo Federal definiu esse novo valor, o dobro do que é custeado normalmente, ainda em abril. “É nossa missão lutar por mais recursos para a Saúde. Estamos em Brasília olhando para a nossa região. A Santa Casa já havia cumprido todo o trâmite legal para o credenciamento e só bastava a ação do Ministério da Saúde. Por isso, cobrei essa resolução rápida”, afirmou o deputado a nossa reportagem.
A Provedora da Santa Casa, Maria Aparecida Macedo, conhecida como Nilla, destacou a boa notícia. “Quem vinha mantendo esses leitos aqui na verdade estava sendo o município, isso a gente saber que onerando a cidade, e agora vamos receber um valor bem mais próximo do que se gasta com uma diária de UTI, principalmente no caso de uma UTI Covid. Queremos agradecer ao Deputado Ricardo Silva. Quando pedimos a intervenção do deputado, sabíamos que ele nos ajudaria, como sempre ajudou”, afirmou a provedora.