Olá pessoal, nesta semana em todos os canais de tecnologia, nos jornais de todo mundo e até nas redes sociais concorrentes, o assunto foi a venda do Twitter. Vamos falar um pouco sobre isso com vocês.
O Twitter nasceu em 2006, se popularizou em 2008, e virou febre no Brasil, o verbo “tuitar” foi parar no Aurélio.
Uma das coisas que mais gosto é dar nomes, para meus carros, softwares etc., e sempre que tem uma boa história por traz do nome a gente já começa a se amarrar, com o Twitter isso vai ocorrer caso não saiba ainda.
Antes do nome oficial, vieram várias ideias, desde “Sea Shells” até “FriendStalker”, “Jitter” e Status, que chegou a ser usado em alguns rascunhos. Quem teve a ideia final do nome foi Noah Glass, que achou o termo em um dicionário. A palavra “twitter” significa “uma breve e inconsequente explosão de informações” ou um barulho feito por pássaros. Pronto, um duplo sentido que se fortalece desde então.
Mencionei sobre o erro do Yahoo no título, porque em 2008 o portal recusou a oferta de nada menos do que 45 bilhões de dólares feita pela Microsoft, mas a empresa continuou crescendo e diversificando seus negócios, ao ponto de se distanciar da inovação necessária para se estar no topo, sendo ultrapassado pelo Google e Facebook, e ambas também tinham tentado comprar a empresa.
A empresa de telefonia Verizon, que era dona do portal AOL, que também foi muito famoso, comprou os ativos de internet e de publicidade do Yahoo, em um negócio de US$ 4,8 bilhões, uma pequena fração do que a Microsoft teria proposto pagar oito anos antes.
O Twitter nunca foi uma rede social que estourou de fazer sucesso quanto Facebook e Instagram, e nem passou perto de disputar com a sensação do momento, o chines TikTok.
O número de usuários mensais ativos é crescente, mas com certa lentidão, em 2015, o Twitter teve uma média de 305 milhões de usuários, já em 2021, ela estava em 396,5 milhões. As outras redes sociais que mencionei ultrapassam a casa de 1 bilhão de usuários ativos mensais.
Esta plataforma se tornou a favorita de políticos. Lembram do ex-presidente dos EUA? Donald Trump, ele sempre foi um usuário assíduo, falava muita asneira por lá. Além deste cenário a rede também é muito utilizada por empresas para estabelecer um canal direto com o consumidor. Eu mesmo utilizo para acompanhar as notícias de atualizações do jogo de vídeo game que jogo com frequência. Apesar de tudo isso, esta nunca foi a rede social preferida por celebridades e marcas.
Quem comprou o Twitter por US$ 44 bilhões foi ninguém menos que Elon Musk, o homem mais rico do mundo atualmente, ele é o fundador, diretor executivo e diretor técnico da SpaceX; CEO da Tesla, Inc.; vice-presidente da OpenAI, fundador e CEO da Neuralink; co-fundador e presidente da SolarCity.
Ele já criticou o Twitter diversas vezes por censurar informações, e muito se fala sobre como ele pretende mudar a postura da empresa, se teremos uma terra de ninguém ou se encontrará um equilíbrio em seus planos de mudanças.
No Brasil e no mundo muitos líderes políticos ligados a pautas conservadoras comemoraram o negócio. Medo!
Vamos aguardar e ver no que vai dar, mantendo as esperanças de uma evolução saudável desta rede social tão querida por muitos.
Para terminar hoje vai uma frase que concordo e já ouvi muitas vezes, cujo autor eu desconheço: “A melhor rede social ainda é, e sempre será, uma mesa rodeada de bons amigos.”