O Spotify é um dos aplicativos mais famosos do mundo, e ele vem sofrendo uma concorrência ao longo dos anos cada vez mais acirrada, desde seu nascimento ele se propôs a ser uma ferramenta gratuita, com pagamentos apenas para se ter alguns privilégios de usabilidade ou não ter anúncios.
Trata-se de uma plataforma de streaming de música que foi criada na Suécia em 2006. A ideia foi desenvolvida por dois empreendedores suecos, Daniel Ek e Martin Lorentzon, que queriam criar uma maneira fácil e legal de acessar música online, e assim combatendo a pirataria que se expandia a passos largos por arquivos mp3.
Vocês podem assistir na Netflix a série “Som na Faixa” que conta a turbulenta e emocionante história destes empreendedores que mudaram o formato de distribuição de musica no mundo, eu particularmente gostei demais.
Ao longo dos anos, o Spotify tem crescido e se expandido para além da música, oferecendo podcasts, vídeos e outras formas de conteúdo. A empresa também está envolvida em parcerias com outras empresas, como a parceria com a gigante do entretenimento Disney, lançando playlists com temas de filmes e personagens.
Atualmente, o Spotify tem mais de 489 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, e cresceu 14% em comparação ao ano anterior em recente publicação, mas mesmo assim não é uma empresa que entrega resultado aos seus acionistas, sei que é difícil acreditar, mas assim como outras empresas gigantes de aplicativos, os resultados não são suficientes para trazer equilíbrio, e apesar disso tudo ele resiste fortemente e vem agora com um novo formato de uso.
O novo Spotify
O Spotify anunciou nesta quarta-feira, 8 de março de 2023, uma nova interface para o aplicativo de música, que é considerada a maior mudança na plataforma desde que foi lançada para celulares. Os usuários poderão a partir de agora navegar no app como uma rede social, com um feed rolável, semelhante ao TikTok e Instagram.
A novidade foi apresentada no Stream On, evento da empresa que aconteceu em Los Angeles pela segunda vez e foi transmitido virtualmente para todo o mundo
De acordo com Gustav Söderström, chefe de tecnologia do Spotify, a nova experiência deve chegar aos usuários em breve e inclui uma maior interação entre vídeo e música. Para isso, a página principal já deve incluir clipes de músicas recomendadas e que estão “bombando” na plataforma.
Na parte de cima da tela principal, o menu de áudio, podcasts e outros conteúdos vai continuar disponível, mas em uma seção menor. A navegação também segue o estilo do “arrasta para cima”, que permite que o usuário possa navegar entre os conteúdos na mesma dinâmica de redes sociais, com publicações que podem ser vídeos de músicas, videocasts ou conteúdo de audiobooks, por exemplo.
A ideia é que os conteúdos, mesmo os de áudio, possam se tornar mais visuais. Outra aposta no formato é a visibilidade para novos artistas na navegação do app. De acordo com Söderström, o novo modelo facilita para o usuário salvar novas músicas e conteúdos intuitivamente.
Mais surpresas
A empresa também apresentou a ferramenta DJ, anunciada em fevereiro deste ano, que funciona como um assistente pessoal musical e de produtos de áudio. O recurso é capaz de indicar músicas, podcasts e vídeos com base no histórico de uso do app de forma personalizada e comentar sobre os conteúdos, quase em uma conversa com o usuário. Segundo a empresa, as recomendações são individualizadas por algoritmo para cada perfil de forma diferente.
Para finalizar hoje vamos com uma mensagem muito linda de Charles Chaplin: “Não preciso me drogar para ser um gênio; não preciso ser um gênio para ser humano; mas preciso do seu sorriso para ser feliz.”