Em uma semana onde os jornais anunciaram que o PIB superou as expectativas de todos, podemos dizer que é mais um sinal de reação da economia, que aos poucos, aos poucos, dá sinais de evolução. Devemos aproveitar este otimismo e começar a preparar para 2020, pois já estamos quase lá.
Sempre trago para vocês temas sobre tecnologias e cinema, e manterei pensamentos nestes temas, vamos deixar a economia de lado e apenas aproveitar o otimismo que mencionei.
Então vamos falar sobre o que nos resta neste ano!
Sobre tecnologia, o assunto em destaque é bem simples, é gritante o numero de vagas existentes no Brasil nas áreas de tecnologia, há dois domingos li uma reportagem que trazia a estatística assustadora que no Brasil 75 mil novas vagas na área de TI nascem por ano, e as universidades formam 45 mil profissionais, sendo assim a cada ano temos 30 mil vagas que não serão preenchidas. Para piorar um pouco mais o cenário, neste domingo lendo o meu jornal matinal, a manchete em destaque em tecnologia era “Profissionais de tecnologia trocam Brasil por exterior”, este processo de atração tem acontecido com muita intensidade, pois além de moedas fortes, estes países oferecem mais segurança e um grande pacote de serviços públicos, sendo assim a equação vai piorar ainda mais. Já falamos anteriormente o universo de possibilidades dentro das áreas de TI, pois tudo que estamos utilizando atualmente necessita tecnologia em seu desenvolvimento, além do fato que na maioria dos equipamentos ela também continua embarcada, isto é, por exemplo: utiliza-se muita tecnologia para construir um celular e dentro dele também há um grande volume tecnologia.
Um exemplo interessante sobre o uso da tecnologia, é uma nova forma de educar que vem se consolidando, são os Edutubers, isso mesmo, educadores que deixam sua carreira em grandes instituições e passam a ser educadores em canais do Youtube, são verdadeiras estrelas da rede, fazem sucesso apostando no que os jovens sentem falta na educação formal: linguagem fácil e agilidade. Canais de videoaula chegam a ter 5 milhões de visualizações e impulsionam cursos online a eventos. Animações digitais fazem letras subirem e descerem da tela, enquanto o professor ensina o que são as palavras oxítonas. No fim, ele canta o “funk da acentuação”. A professora jovem fala da 1.ª Guerra Mundial como se estivesse batendo um papo, mas com conteúdo na ponta da língua, em um cenário montado em um quarto de adolescente. Será que com estas novas formas complementares de educação não conseguiremos atrair mais jovens para a área de tecnologia?
Sobre cinema temos apenas 3 semanas para os lançamentos restantes do ano, e como já falei em matéria exclusiva, a grande expectativa é o filme Star Wars – A Ascensão Skywalker que estréia dia 19/12, na próxima semana estréia Minha Mãe é uma peça 3, filme de uma sequência que normalmente leva milhares de brasileiros ao cinema.
Vamos curtir o que nos resta de 2019.