Oi pessoal, hoje vou trazer um assunto que normalmente é interpretado erroneamente por quem desconhece os possíveis benefícios de jogos, sejam eles on-line ou off-line, de grandes plataformas ou até mesmo de celulares. Jogos lúdicos, de estratégia, de terceira pessoa ou RPG, todos tem seus fãs e um mercado que cresce em movimento acelerado na pandemia.
Claro que temos que tomar cuidado com os excessos, mas isso vale para tudo na vida, jogar 20 horas por dia não vai fazer bem para ninguém, mas reservar um momento para esta atividade com certeza vai ser prazeroso, e agora na pandemia diversas estatísticas destacam os benefícios que vou contar para vocês aqui.
Eu particularmente vivi uma experiência bem interessante nestes tempos, meu filho utilizava meu notebook de backup para jogar a noite com os amigos, mas notebooks em sua maioria não são equipamentos preparados para este fim, e ele conseguia brincar, mas sofrendo um pouco, como ele esta trabalhando on-line nas horas disponíveis de seu dia, me questionou sobre a ideia de montar um computador totalmente voltado para jogos, eu achei uma ideia bem legal, mas alertei que seria caro e ele levaria vários meses até concluir este projeto. Ele pesquisou as peças, validou uma a uma comigo, estudava alternativas e começou a comprá-las, comprava uma por mês, as vezes precisa de dois meses para comprar uma única peça, entendam que isso se tornou uma terapia para ele, pesquisava, estudava tudo sobre as melhores oportunidades e preço, pois sairia do bolso dele. Quando ele chegou na última fase de compra estava próximo do seu aniversário (março), eu então completei com um pedacinho que faltava, e então todas as peças chegaram. Combinamos a montagem do computador em um dia específico da semana, depois de algum trabalho o computador bonitão ficou pronto… sistema operacional instalado, tudo funcionando lindamente. Foi um projeto bem legal, e vejo com frequência a alegria dele nos momentos que compartilha com os amigos.
Sabemos que ultimamente as pessoas querem sair um pouco da realidade atual, imergir em mundos diferentes, com jogos, livros, filmes, cuidar das plantas, cozinhar como hobby, e qualquer atividade que nosso cérebro interprete como lazer, e nos distanciar das noticias diárias e do estresse do trabalho remoto, ou do pouco trabalho disponível.
Vamos analisar alguns benefícios que se destacaram nestas pesquisas:
- Crianças bem novinhas e jogos
É comum encontrarmos cada vez precocemente crianças com eletrônicos em suas mãos, principalmente smartphones e tablets.
Pensando em atender a esse público, várias desenvolvedoras de jogos eletrônicos perceberam um mercado em ascensão e têm investido cada vez mais no desenvolvimento de games educacionais. Com eles, buscam estimular as crianças a desenvolver novas habilidades e novos aprendizados enquanto jogam.
Mas cuidado com os abusos, pois sabemos que crianças devem brincar, interagir com outros humanos para se desenvolver plenamente. Não vou ficar falando isso o tempo todo deste artigo, portanto lembrem-se do “sem excessos”.
- O trabalho em equipe que o videogame estimula
Com a velocidade da internet e o grande avanço que ocorreu na jogabilidade multiplayer, hoje em dia é muito comum e fácil participar de partidas com vários jogadores, e neste universo é necessário o aprendizado constante do trabalho em equipe.
Jogos como League of Legends (LoL), Counter-Strike e até mesmo Among Us que já contei para vocês aqui em um artigo anterior, não funcionariam caso as equipes não trabalhassem em plena sincronia. Dessa forma, diversos títulos estimulam o trabalho em conjunto, guiando seus jogadores à união para um resultado final positivo.
Eu acho isso muito interessante, pois assim como nas empresas, os jogadores tem perfis e habilidades diferentes, alguns conseguem ficar parados esperando o adversário se movimentar e com isso alerta os demais jogadores de seu time sobre o melhor plano, outros são impacientes e são muito úteis em movimentos de alta adrenalina, e os líderes normalmente conseguem distribuir seus jogadores para obter o melhor deles.
- Videogames e a influência sobre a prática de violência
Na Internet, as vezes na TV, e em reportagens em geral encontramos críticas de que os jogos são problemáticos à juventude. Um dos principais alvos são os jogos de tiro, que costumam ser duramente criticados pela crença popular de que incitam a violência. As pesquisas realizadas, sempre mostram o contrário.
Um estudo desenvolvido pela Associação Americana de Psicologia, mostrou que videogames, mesmo aqueles que se pautam sobre a violência, trazem uma série de benefícios para o aprendizado e a saúde de crianças. Além disso, a Universidade de Oxford, em uma pesquisa publicada pela The Royal Academy em 2019, demonstrou que não existe algo que relacione diretamente o comportamento agressivo de jovens à prática de jogar games violentos.
- Melhorar a visão jogando jogos de tiro
Diversos estudos realizados com muita disciplina dos participantes, que jogavam em horários pré-estabelecidos e por períodos controlados, tais estudos apontaram que alguns jogos, em especial os de tiro, levam o usuário a um ambiente e as características perfeitas para o aprimoramento da visão humana – ou seja, um amplo campo de visão para monitoramento, além de velocidade, atenção e constantes descargas de adrenalina. Nesses títulos, o jogador não pode ficar apenas olhando para a tela, mas sim precisa agir para sobreviver. Essa atividade acaba alterando os processos neuroquímicos e dá mais plasticidade ao cérebro humano.
- Os jogadores serão mais multitarefas
Diversos jogos exigem bastante atenção, especialmente em situações com tarefas simultâneas, já que o jogador deve lidar com uma série de acontecimentos, além de descobrir como conduzi-los e solucioná-los. Com a prática, observar e resolver essas inúmeras tarefas simultâneas pode ajudar em situações cotidianas, como no trânsito, na escola e no trabalho, por exemplo.
- Jogar não significa ficar parado em frente a tela
Desde o lançamento de consoles como o Nintendo Wii e o Xbox 360, já não é mais possível dizer que, para jogar games, é necessário passar horas sentado em frente à televisão. Isso porque atualmente a maioria dos consoles é compatível com jogos que capturam e reconhecem a movimentação do jogador, como é o caso da franquia Just Dance, por exemplo.
Por isso, vários outros títulos de sucesso, como a franquia Zumba Fitness, além dos Wii Fit e Wii Sports, são utilizados como ferramenta para a prática de exercícios físicos e perda de peso.
- Jogos auxiliam pessoas a lidar com problemas relacionados ao estresse, à ansiedade e à depressão
Após sugestões e depoimentos de consumidores, algumas desenvolvedoras de jogos começaram a financiar pesquisas sobre seus jogos. Com isso, acabaram descobrindo que games de raciocínio e quebra-cabeça, auxiliam na melhora do humor e do ritmo cardíaco de seus jogadores.
A hipótese é de que, em meio à vida moderna, as pessoas não conseguem de fato se desconectar, e momentos ociosos acabam gerando ansiedade, estresse e até mesmo pânico. Por isso, esses jogos que estimulam o raciocínio lógico de forma leve e descontraída acabam colocando o jogador em um estado de relaxamento não tedioso, o que é extremamente benéfico.
- Jogos de realidade virtual auxiliam na redução da dor
Testes realizados em diversos hospitais universitários nos Estados Unidos mostraram que pacientes que sofriam com dores crônicas sentiam grande alívio quando jogavam títulos de realidade virtual (VR). O estudo funcionava assim: primeiro, os pacientes classificavam a dor que sentiam em escalas numéricas de 0 a 10. Depois, eram submetidos a sessões de jogos e atividades em óculos VR.
Os resultados foram positivos, apresentando uma redução de 1,5 a 3 pontos na escala de dor. Esses números foram especialmente significativos principalmente quando comparados aos gerados por tratamentos não-imersivos, que não reduziam sequer um único ponto.
O grande objetivo desses testes era reduzir o uso de analgésicos e de outros medicamentos para alívio da dor nos pacientes. Hoje, eles podem escolher entre mais de 20 experiências imersivas diferentes na plataforma utilizada.
Para concluir uma frase muito famosa do jogo The Legend of Zelda: Ocarina of Time: “O fluxo do tempo é sempre cruel, sua velocidade parece diferente para cada pessoa, mas ninguém pode mudá-la. Uma coisa que não muda com o tempo é a memória dos dias mais jovens.”
Diante disso pessoal, bora jogar galera!!!