29Parece que a dois meses atrás morávamos em outro mundo, estávamos nas ruas, trabalhávamos, os alunos e os professores iam nas escolas, bares e restaurantes abertos, circulava o comércio, o mercado e tudo mais, bastou um vírus entrar em nossas vidas para tudo mudar.
Pensávamos que nosso sistema era colossal e éramos inabaláveis, não foi bem assim em pouco tempo os hospitais encheram, a economia ninguém sabe ao certo para onde vai, o desemprego assombra e para piorar tudo, também enfrentamos uma crise política que ainda sacrifica mais o investidor tornando o Brasil um país longe dos investimentos.
Isso faz lembrar o velho ditado: “Homens fortes criam tempos fáceis, tempos fáceis criam homens fracos, homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes”. Estamos nessa encruzilhada a dos homens e a dos tempos.
Enquanto isso vamos seguindo, a humanidade nunca parou e agora nos deparamos com o que dizem o “novo normal” e dentro desse novo normal, algo vem chamando muito a atenção, são a “lives”, essa realidade parece não ter caminho de volta, os cantores descobriram que podem ganhar R$ 450 mil da sacada de seu apartamento divulgando marcas para milhões de pessoas e cantando algumas horas, uns ajudam hospitais, outros arrecadam toneladas de cestas básicas ajudando no enfrentamento da pandemia.
O corona mudou as formas de expressão, o Papa transmite missa pela internet, academias encontram, através da informalidade genuína, uma conexão com o público e segundo as grandes empresas isso deve continuar porque é barato e todos ganham, dizem os executivos da Centauro. O que vem por aí também são os Shopstreaming onde os vendedores apresentam seus produtos, tiram as dúvidas dos clientes tudo em vídeo, na China e em outros países vem fazendo muito sucesso e o faturamento das empresas aumentou muito mais do que as lojas físicas e o tradicional atendimento presencial, essas companhias já coletam os dados e tem o perfil do seu cliente.
Toda essa iniciativa das empresas não tem custo ao público, é certo que quem experimentar esse formato de lives sairá fortalecido, o modelo é sustentável e o retorno financeiro é real, o problema vai ser o emprego, ou o desemprego nesse mundo novo normal. São as lives mostrando a que veio.