Batatais está na hora de fazer uma grande reflexão sobre o seu futuro, estamos chegando aos 192 anos de idade e uma população de 62 mil habitantes, para onde queremos ir e quais caminhos seguir são os futuros desafios.
Estudos indicam que o Brasil deverá concluir sua ascensão demográfica em 2050, ou seja, a partir daí a população tende a diminuir. Casais estão querendo cada vez mais terem menos filhos, refiro-me diretamente às classes médias e alta, aqueles que aqui nascem, crescem e estudam acabam indo embora por não encontrarem empregos correspondente às suas formações acadêmicas; nosso crescimento econômico é pífio, apesar de termos boas condições para o desenvolvimento.
Como o setor de serviços compete com grandes centros nas proximidades enfrentamos dificuldades, mas devemos considerar casos louváveis que demonstram que é possível sobreviver com qualidade e profissionalismo, entretanto requer uma certa especialização na mão de obra e que precisamos atentar para essa demanda.
Somos referência no Brasil no setor de aço inox, mas podemos ser maior se tivermos trabalhadores especializados, também existe uma carência no segmento que tanto contribui para o nosso crescimento, a lavoura cada vez mais mecanizada e monocultora também anuncia que empregos serão menores.
Enquanto isso acontece observamos um número crescente de imigrantes chegando e ávidos por trabalhos, Educação, Saúde e demais serviços oferecidos com boa qualidade pela rede pública, porém a contra partida arrecadada por impostos impedem grandes investimentos e ficamos reféns, cada vez mais, de repasses de recursos ou administrar os parcos existentes.
Essa série de fatores combinados podem gerar uma certa precarização municipal ao longo dos anos.
É fundamental para os nossos governantes investirem em tecnologias para atraírem segmentos de ponta e empregar cada vez mais jovens especializados naquilo que exerceram nas universidades, e aqui se instalarem e consumirem os serviços aqui prestados.
Não é compatível com o bom desenvolvimento da cidade um distrito industrial levar mais de 15 anos para se tornar realidade, uma vez que temos procura e pessoas qualificadas para investirem no setor. As alíquotas do código tributário também devem ser favoráveis a quem deseja investir e gerar produção e riquezas. Temos também a questão ambiental, a distribuição de água e outros temas.
Mas fico por aqui deixando esse alerta: é urgente planejar o futuro de nossa cidade.