Olá pessoal, para fechar o ano vamos falar aqui sobre alguns destaques do cinema em 2023 e o que já temos previsto para 2024.
Neste ano tivemos alguns grandes sucessos, mas no geral foi um ano fraco, passamos metade de 2023 com os estúdios parados devido a greve dos roteiristas, o que impactou severamente o lançamento de muitos filmes e as produções de outros tantos, do outro lado isso gerou oportunidades para filmes de outros países.
O resumo do acordo com os roteiristas, que foi distribuído entre os mais de 11 mil integrantes do sindicato, aponta o aumento de salários e pagamento de residuais, pagamentos baseados no sucesso se programas em plataformas de streaming e proteção contra o uso de inteligência artificial.
Para 2023 eu vou destacar alguns filmes que me impactaram e que recomendo fortemente.
Assassinos da Lua das Flores
Um épico de Martin Scorsese, baseado no livro de não ficção do escritor americano David Grann sobre o assassinato de dezenas de membros da nação indígena Osage, rica em petróleo, em Oklahoma (EUA), nos anos 1920.
Barbie
Um sucesso inquestionável, que levou a maior bilheteria de 2023, além de outras diversas e importantes conquistas.
Oppenheimer
O físico J. Robert Oppenheimer trabalha com uma equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan, levando ao desenvolvimento da bomba atômica.
Elementos
Essa animação de comédia e fantasia da Pixar é uma alegoria sobre grandes cidades e imigrantes, que muitas vezes se sentem deslocados em relação ao resto da sociedade. Além disso, a produção mostra como pessoas bem diferentes entre si podem se complementar e viver uma vida feliz.
Missão: Impossível — Acerto de Contas Parte 1
A primeira parte do capítulo final da franquia Missão: Impossível é também a sétima aventura de Tom Cruise como o agente Ethan Hunt. O encerramento deve ser lançado apenas em 2025.
Guardiões da Galáxia Vol. 3
O último projeto de James Gunn na Marvel antes de o diretor assumir a divisão de filmes da DC Comics é a conclusão da saga dos Guardiões da Galáxia — e a melhor bilheteria do estúdio no ano.
Velozes e Furiosos 10
O décimo capítulo da franquia Velozes e Furiosos, que ainda não teve o final confirmado e que arrecadou assustadoramente 704 milhões, trouxe Jason Momoa (o Aquaman) como vilão e recupera elementos da trama de Velozes e Furiosos 5. Como esperado, as cenas de ação continuam cada vez mais ousadas e absurdas.
Besouro Azul
Este filme eu fiz questão de colocá-lo na lista porque ele tem uma linda protagonista brasileira, a incrível atriz Bruna Marquezine fez sua estreia em grande estilo no cinema americano, e o filmes traz o adolescente Jaime Reyes que ganha superpoderes quando um misterioso escaravelho se prende à sua coluna e lhe fornece uma poderosa armadura alienígena azul.
Para 2024 temos grandes expectativas com a continuação de Duna (15 de março), o filme Furiosa que se passa no universo de Mad Max (23 de maio), Divertida Mente 2 (13 de junho) e Deadpool 3 (25 de julho), e agora na virada do ano minha maior expectativa é o filme Minha Irmã e Eu, com Tatá Werneck e Ingrid Guimarães como irmãs que vivem em uma treta constante.
Agradecimento
Caros leitores e cinéfilos
Este ano foi como um filme de ação – cheio de reviravoltas, momentos intensos e, claro, muita pipoca! Quero agradecer a todos vocês por fazerem parte deste enredo cinematográfico louco que foi 2023. Juntos, enfrentamos blockbusters épicos e produções independentes intrigantes, debatemos finais inesperados e rimos das falhas de continuidade. Obrigado por transformarem minhas análises em verdadeiras sessões de comédia e por tornarem essa jornada pelo mundo do cinema tão emocionante. Vamos aguardar ansiosos as próximas estreias, porque, como todo bom filme, nossa aventura cinéfila está apenas começando!