É praticamente impossível encontrar alguém que não conheça o Batman, mesmo quem não gosta de super-heróis ao longo dos anos sempre ouviu falar do homem morcego, pois nosso herói tem nada menos que 8 décadas, passa dos 83 anos. Ele não é o mais velho da DC Comics, o super-homem é mais velho.
Resolvi contar um pouco mais sobre este senhor octogenário porque nesta semana um novo filme estréia nos cinemas (03/03), e neste novo longa teremos algumas novidades.
Estive acompanhando a crítica e os sites especializados em cinema, e o filme tem agradado a muitos.
O surgimento de Batman
A primeira característica criada por Bob Kane (criador do Batman) para o personagem foram as asas de morcego. A ideia foi inspirada no ornitóptero inventado por Leonardo Da Vinci, com a combinação da capa do Zorro, um famoso herói da década de 20.
Depois de caracterizado fisicamente, Kane começou a criar a história do homem-morcego, unindo referências e elementos dos personagens Sherlock Holmes e D’rtagnan, membro dos Três Mosqueteiros. A união dessas personalidades faria de Batman um detetive em busca de justiça, tornando-o o vigilante de Gotham.
O público conheceu a sua origem na edição número 27 dos quadrinhos da DC, quando os artistas contam como o jovem Bruce Wayne se tornou o Batman, depois de presenciar a morte de seus pais e se tornar um combatente do crime. Neste momento, Wayne percebe que precisa de um disfarce e, ao ver um morcego entrar por sua janela, ele interpreta o fato como um sinal.
O herói já teve diversos filmes com suas respectivas sequencias, foi programa de TV e até ganhou o Emmy, o maior prêmio de programa e profissionais da TV. Os atores que estiveram atrás desta máscara são: Adam West, Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney, Christian Bale, Ben Affleck e agora Robert Pattinson.
O novo Batman
Quando vi pela primeira vez o nome do ator Robert Pattinson como futuro Batman fiquei bem preocupado, para quem não se lembra pelo nome, ele é o ator que interpretou o protagonista da serie de vampiros Crepúsculo, mas minha preocupação estava com a necessidade de manter o legado de Christian Bale, que na minha opinião foi o melhor de todos os tempos, apesar de gostar muito de Ben Affleck também como o homem morcego.
Este é um filme classificado como “NOIR”, tal expressão francesa designada a um subgênero de filme policial, derivado do romance de suspense influenciada pelo Expressionismo alemão.
Ele ser um filme noir (noarr) significa que o Batman vai ser mais investigador, detetive mesmo, e não aquele cara que somente sai dando pancadas, e com isso tem provocado uma serie de críticas muito positivas.
Sabemos que não é tarefa fácil dar nova vida a um herói que já tem sua história contada de diversos ângulos, mas neste novo filme veremos o Batman com pouca experiencia, apenas 2 anos após incorporar o traje morcego. Isso explica algumas coisas, inclusive a escolha de um ator com aparência jovem e que tem habilidades claras em ser “emo”, isso mesmo, seguindo a tendência dos anos 80 influenciado pelo punk-rock.
Bilheteria
A expectativa ainda é que The Batman se torne o segundo filme, após Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, a alcançar uma bilheteria bilionária desde o início da pandemia.
Na estreia do filme “O Cavaleiro das Trevas (2008)” ele atingiu 158,4 milhões de dólares enquanto Batman: “O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)” somou 160,8 milhões no mesmo período. Mas o líder dos filmes do Batman é “Batman v Superman (2016)” que lidera o ranking de melhor estreia do herói, com 166 milhões de dólares em três dias.
É de praxe que se analise o potencial do filme pela estreia, e a fase seguinte é chamada de perna do filme, que é o termo usado para se calcular a longevidade dele nos cinemas.
Nos filmes do Batman, os dois primeiros filmes da trilogia de Nolan (Cavaleiro das Trevas) que citei foram os únicos protagonizados pelo Batman a superar a bilheteria mundial de 1 bilhão de dólares.
Curiosidades
No início das histórias em quadrinhos o Batman matava os bandidos quando era extremamente necessário, mas seu código de conduta foi ajustado ao longo dos anos e isso deixou de ocorrer.
Inicialmente o Batman protegia Nova Iorque, mas com o passar do tempo os criadores preferiram colocá-lo em uma cidade fictícia, para encontrar o nome da cidade ele abriu a lista telefônica, viu uma empresa que se chamada Gotham, gostou do nome e o adotou.
Nos planos iniciais o Robin iria aparecer somente uma vez, mas os executivos da DC resolveram colocá-lo com uma frequência bem alta nos quadrinhos.
Uma curiosidade bem legal é o nome do Batman, pois o primeiro nome “Bruce” foi baseado no Rei Bruce da Escócia, já o último foi inspirado em Anthony Wayne, um herói da revolução norte-americana.
Nos quadrinhos o Batman se casa Selina Kyle (mulher gato) e eles tem uma filha, e nesta série ele deixa o estereótipo de homem solitário.
Estou bem ansioso para tirar minhas próprias conclusões, e farei isso em breve.
Para concluir hoje vai uma frase do nosso herói: “Às vezes, a verdade não é boa o suficiente, às vezes as pessoas merecem mais. Às vezes, as pessoas merecem ter sua fé recompensada.” O Cavaleiro das Trevas (Filme).