O mundo em que vivemos vem mudando de uma forma muito rápida, as mudanças serão percebidas não só nos adornos de nossa sociedade, mas também em suas bases, como os regimes de governo, a política, e até o capitalismo, e este será o protagonista deste artigo de hoje.
Com o mundo todo digital, dados passam a valer dinheiro, ou melhor dizendo, dados passam a valer mais do que dinheiro, para exemplificar um pouco isso posso citar a China, pois se você for para lá e visitar um dos supermercados Hema, lá eles não aceitam dinheiro como pagamento, eles preferem receber por um aplicativo específico de pagamento. Para entender um pouco mais sobre o porque isso acontece, é só você lembrar do que falei acima, “dados valem mais que dinheiro”, se o Claudio comprou o produto X, no dia 04 de agosto, e o produto Y no dia 05 de setembro, a inteligência passa a saber o que o Claudio gosta, tenta relacionar os dias e meses, assim como analisar o mesmo comportamento de pessoas do mesmo perfil, e isso passa a ter muito valor, é só saber utilizar estas informações.
Com esta evolução teremos algumas vantagens e muitos riscos no futuro, imaginem se em todos os lugares que eu comprar alguma coisa eles guardarem meus dados para entender meu comportamento, agora imaginem se as redes sociais fossem atreladas ao meu histórico de compra, poder aquisitivo, minha regularidade legal perante minhas obrigações, como votar, me alistar, etc., e tivermos a partir disso tudo um Score Social, isso mesmo, algo como uma pontuação da sociedade, e por meio deste valor eu poderia ou não me candidatar a um cargo politico, seria obrigado a enfrentar uma fila porque minha pontuação é baixa, teria menos ou mais descontos, e por aí vai.
Se você ao ler isso pensar que é loucura e que provavelmente não deve acontecer, é só você analisar as ultimas eleições, qualquer uma delas, no Brasil ou não, sejam elas para presidente, prefeitos, qualquer uma, nestes eventos ocorreram inúmeras manipulações utilizando as redes sociais, pois imaginem que se podemos escolher perfis específicos de pessoas, com faixa etária, poder econômico semelhante, entre outros aspectos, e estas pessoas selecionadas fossem atacadas com inúmeras informações falsas (fake news), e elas sem perceber estavam divulgando para outras pessoas de mesmo perfil, que compravam a ideia e logo divulgavam, criando uma bolha, aos poucos esta onda se propaga ferozmente e ninguém deste grupo será capaz de duvidar que isso não é verdade, ignorância e estupidez passam a ser características de quem não entende e concorda com esta visão.
Atualmente todas as informações relacionadas ao nosso perfil podem e são o tempo todo utilizadas para recebermos ofertas que tem relação com nossos interesses, isso vale até para coisas simples, até um filme que escolho no Netflix somado a muitos outros indicadores vão definir minhas preferencias de forma muito ampla.
Muitos podem pensar em como evitar isso, mas é difícil, pois o problema esta relacionado a conveniência que hoje temos ao aceitar tudo de forma simplificada, ao pagar utilizando o aplicativo a vida fica mais simples, pois não preciso ter dinheiro em espécie, ao comprar algo que me foi ofertado eletronicamente pedindo apenas um clique eu confirmei que eles sabem o que me agrada, ao deixar os sites, aplicativos da TV, do celular, entenderem meus interesses estou automaticamente alimentando este processo. Diante disso tudo, é bem difícil ficar escondido.
Eu particularmente tento usar estes mecanismos ao meu favor quando quero comprar algo, eu pesquiso e escolho o modelo, aí vou em todos os sites que considero confiáveis e simulo a compra, desta forma demonstrei claramente meu interesse, mas não fecho a compra, pronto, agora é só esperar, diariamente vou receber dezenas de ofertas daquele produto e seus semelhantes, e em pouco tempo receberei uma oferta tentadora, chegando o momento de comprar, porem para a compra vou entrar de forma anônima no site, fazer a compra sem que eles saibam que o processo de assedio deles funcionou. Isso é uma tentativa, sei que não fiquei 100% oculto, mas aos poucos também desenvolveremos formas de proteção.
Eu contei a vocês há algum tempo atrás que o dinheiro está mudando de forma, se tornando digital, e agora estou alertando que no futuro (já é) os dados valerão mais que dinheiro, e lembrem-se são os seus dados pessoais que estou falando.
Meu maior medo é viver em um futuro com uma ditadura digital, com dados totalmente centralizados. Vamos acompanhar de perto e buscar mecanismos de proteção.
Para fechar uma frase de Star Wars da minha querida Padmé Amidala: Então é assim que a liberdade morre, com um estrondoso aplauso.