Todos no Brasil sabemos que o WhatsApp é um dos aplicativos para troca de mensagens mais popular no mundo, mais de 2 bilhões de usuários em 180 países. O uso em regiões de economia em desenvolvimento, como o Brasil, é o preferido pela maioria das pessoas, pois depois de ativo continua funcionando dependendo apenas de internet, viabilizando ligações e mensagens sem custo algum.
Recentemente vi uma estatística que mais de 99% dos brasileiros tem o aplicativo instalado em seus smartphones, e acima de 85% destes usuários entram diariamente para checar suas mensagens ou receber ligações. Doideira né?
Quem mais ama o WhatsApp no mundo?
O Brasil é o segundo país que mais utiliza o WhatsApp, perdendo apenas para a Índia. Além disso, o comunicador instantâneo também é popular na Indonésia, Rússia e países da America Latina.
É comum que muitos países desenvolvidos tenham baixa adesão ao WhatsApp e uma forte cultura do SMS. Nestes lugares, os planos de telefonia móvel são acessíveis e é raro existir um plano pré-pago.
Por exemplo, a Bélgica é um dos locais onde um dos principais meio de comunicação online ainda são ferramentas tradicionais, como ligação telefônica ou por e-mail. Isso aconteceu ainda antes da era dos smartphones, no período de expansão da infraestrutura e tecnologia 2G, que permitiu às operadoras desses países a oferecer planos com ligações ilimitadas e SMS sem custos.
Existem concorrentes mundo afora?
Sim. Muitos aplicativos semelhantes ao WhatsApp são populares em alguns países, como o WeChat na China, o Line no Japão e o Viber no Leste Europeu.
É importante destacar que outros aplicativos são muito utilizados pelos brasileiros para comunicação por texto e voz, como o Instagram (82%), o Facebook Messenger (71%) e o Telegram (60%).
O último pacote de atualizações
O Whatsapp disponibilizou para download sua mais nova atualização, a versão 23.9.77, nos smartphones alimentados pelo sistema iOS. Os usuários agora terão acesso a novas opções para a edição de enquetes, visualização aprimorada de prévias de links, criação de figurinhas dentro do próprio aplicativo e uma nova camada de segurança.
Todos esses recursos já foram comentados por usuários que testam as versões beta, e a expectativa era de que chegasse logo a todos os usuários, e já estão entre nós.
Funcionalidades com maior destaque:
Enquetes de voto único
A primeira das atualizações é a possibilidade de criar enquetes com voto único. Até então todas as pesquisas feitas no WhatsApp permitiam que os usuários escolhessem mais de uma opção, e que, se levar em conta a experiência de uso, era péssimo.
O voto único será útil em diversas situações. Os usuários que precisam tomar uma decisão rápida e ‘firme’ em um grupo não terão mais problemas com votos múltiplos que mais complicavam que ajudavam.
Prévias de links aprimoradas
Quando você escreve um link para uma página da internet em uma conversa ele mostrará de forma ágil o título e alguns dados adicionais, se for um link do YouTube ele já mostra o quadrinho com o play para facilitar as coisas.
Alem de ajudar a entender o conteúdo previamente, podemos dizer que cria uma camada de proteção, assim não sairemos clicando sem ter certeza do que se trata.
Criação de figurinhas dentro do aplicativo
As figurinhas viraram febre entre os usuários do aplicativo, muitos já criaram dialetos próprios quando somente tínhamos os emoticons, agora com as figurinhas o universo se expandiu em grande estilo, muitos tem dezenas delas em seus aparelhos.
Para se criar as figurinhas tínhamos que usar aplicativos externos, com esta nova atualização será possível a elaboração de figurinhas dentro dos aplicativos de fotos, inicialmente no iOS (Iphone).
Proteção de conversas
Nesta segunda-feira, 15/05, iniciaram a liberação do recurso para que os usuários possam proteger com senha ou biometria conversas específicas no aplicativo de mensagem.
A nova ferramenta permite que uma conversa na tela inicial do mensageiro seja ocultada. O chat será “transferido” para uma pasta chamada “Conversas protegidas”.
As conversas nessa pasta somente serão acessadas por meio de senha ou biometria, com impressão digital ou facial, já cadastradas no celular. As notificações dessa conversa também serão escondidas automaticamente.
Esta funcionalidade trará uma camada extra de segurança para temas que a exigem, sejam dados protegidos, conversas de diversos tipos, com imagens e audios que precisam do sigilo.
Eu falei com o pessoal aqui no escritório (17/05) e somente uma pessoa do grupo que pesquisei estava com a funcionalidade liberada.
O processo para ativar a proteção é o seguinte:
Toque sobre o nome do contato ou do grupo para abrir as informações do chat;
Role a página até encontrar a opção de proteção por senha e habilite-a. Pronto, agora toda vez que você quiser abrir a conversa, precisará ir na aba de chats protegidos e por meio da biometria ou senha liberar.
Para concluir hoje vamos de Star Wars, com a emblemática frase do Obi-Wan para o Luke: “…muitas das verdades às quais nos prendemos dependem do nosso ponto de vista”