Em 2020 eu trouxe um artigo aqui para vocês com o nome “Muita coisa vai mudar com o 5G”, e nele expliquei que se trata da quinta geração de conexão móvel, que substituirá a atual 4G. A atual tecnologia é utilizada por smartphones e outros equipamentos que por meio de um chip conseguem se conectar as redes telefônicas, mas o 5G promete ir bem além disso.
Naquela época mencionei que já existiam 24 países utilizando a tecnologia, e que o Brasil fazia parte dos 7 países que estavam testando. E agora podemos dizer que realmente funciona.
As operadoras estão começando a ativar redes 5G na cidade de São Paulo nesta quinta-feira, decisão que foi tomada após reunião com a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações), que em sua pauta tinha as questões técnicas para início do uso da tecnologia. São Paulo é a quinta cidade brasileira a ter conexão móvel de quinta geração. Antes, as operadoras liberaram o 5G em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS). Até o fim de setembro, todas as capitais devem ter redes 5G habilitadas, segundo cronograma da Anatel.
Além deste cronograma as operadoras estão em testes em muitas cidades estratégicas para expansão do uso, eu sei disso porque saio para passear com meu cachorrinho todos os dias, e recentemente o sinal de conexão de meu aparelho que mostra 4G começou a apresentar a sigla do 5G em alguns lugares, imediatamente fiz alguns testes quando isso ocorreu e realmente é absurda a diferença. Vamos falar disso mais abaixo.
Em São Paulo, segundo o Jornal “O Estado de S. Paulo”, a expansão do uso iniciará no centro da cidade e irá para os bairros, ficando entre as marginais Tietê e Pinheiros, dando destaque para as áreas com os principais prédios e regiões empresariais da cidade.
Veloz como um foguete!
O 5G promete velocidade 20 vezes mais rápida que o 4G, ela fica na casa dos gigabits por segundo (capaz de baixar filmes em minutos). Outra vantagem é o baixo tempo de resposta entre um comando feito e sua execução (a chamada latência), o que pode ser especialmente útil para jogar online ou atividades críticas, como procedimentos médicos feitos a distância.
Vou pagar mais?
Num primeiro momento, a maioria das operadoras não deve cobrar pelo uso da nova tecnologia, que promete entregar altas velocidade de download, mas a ideia é entender o consumo dos clientes e em um momento futuro oferecer planos adequados a esta realidade que se apresentará.
O que eu precisarei fazer para utilizar esta tecnologia?
Atualmente há mais de 70 celulares habilitados em nosso pais, mas esta noticia não é muito boa para quem comprou seu equipamento há mais de 2 anos, pois é bem provável que não seja compatível.
A boa notícia é que o processo de expansão deva ocorrer durante o final deste ano e todo o ano de 2023, e isto pode ser tempo de sobra para quem quiser aproveitar estes recursos, se organizar e trocar seu equipamento.
As vantagens
Em diversas áreas tivemos evoluções expressivas nos últimos anos, podemos citar a saúde, automação doméstica, TV por streaming, Educação (EAD) e por aí vai, mas todas elas sofrem com algumas barreiras em função da velocidade necessária para trafego dos dados, existem projetos onde um cirurgião poderá operar uma pessoa a distancia, e imaginem isso ocorrendo com uma conexão ruim, a TV por streaming ganha espaço todos os dias e em muitos casos congestiona as redes domesticas que a utilizam, pois cada um dos moradores assistindo uma coisa em seu equipamento congestionam as sofridas bandas de internet existentes hoje.
Eu particularmente estava muito ansioso pelo início oficial do uso desta tecnologia. Quem sabe daqui um ano eu conto para vocês tudo que mudou após este momento.
Para encerrarmos hoje vai uma frase de Game Of Thrones, uma das melhores séries de todos os tempos: “Qualquer homem que precisa dizer “eu sou o rei” não é um rei de verdade.”