O número de lojas on-line no Brasil cresceu 22,05% nos últimos 12 meses, levando o setor a um total de 1,59 milhão de e-commerces atualmente, segundo dados de levantamento da PayPal Brasil, em parceria com a BigDataCorp. Mesmo com esse crescimento, ainda há espaço para o setor avançar muito no país, uma vez que apenas 6,19% do varejo brasileiro faz vendas on-line.
Além da expansão acelerada, o e-commerce no Brasil segue amadurecendo: 60,37% deles adotam hoje meios eletrônicos de pagamento (carteiras virtuais), o que representa um aumento de 4,6 pontos percentuais em relação aos dados da pesquisa realizada no ano passado.
O levantamento mostrou ainda que 80% dos e-commerces usam algum tipo de plataforma para vender, em detrimento de sites desenvolvidos sob encomenda.
Outro dado relevante é a desconcentração geográfica no comércio eletrônico nos últimos 12 meses. O estado de São Paulo, que historicamente representava cerca 60% das lojas on-line, hoje abriga 51,8%. Por outro lado, Minas Gerais passou de 6,20% do volume total de lojas em 2020 para 7,24% em 2021. Paraná saiu de 5,84% para 7,01% no mesmo período. Fonte: Diário do Comércio