Moradores cobram uma melhor regularidade na distribuição de água na cidade
A problemática envolvendo a questão da água em Batatais, e na maioria das cidades do país, vem se agravando com a crescente seca e com queimadas constantes. Se era preciso interromper o fornecimento durante parte do dia para a recuperação dos reservatórios, atualmente esse tempo é ainda maior, o que acaba deixando os moradores cada vez mais preocupados. Os momentos de crise em que a água acaba em bairros residenciais são palco de discussões entre a população que se indigna a respeito dos sistemas de abastecimento da cidade e suas falhas.
O tema não é novo e sabemos que, apesar do crescimento do número de bairros ao longo dos últimos anos, o investimento público na perfuração de novos poços, redes de distribuição e reservatórios não é satisfatório. Com isso, a maioria dos bairros da cidade enfrenta com frequência problemas com a distribuição de água e a ausência de uma solução eficaz para o problema têm deixado a população frustrada, uma vez que carecem de um recurso fundamental.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Batatais, na atual gestão a cidade está avançando de maneira significativa em seu planejamento de melhoria do abastecimento de água, com importantes etapas já concluídas. “Com o poço já perfurado e a licitação para a interligação e construção da casa de máquinas do novo Sistema do Desengano em andamento, a obra está avançando conforme o planejado.”, informou Melissa Toledo, da assessoria.
O secretário de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, Orion Riul Júnior, ressaltou que a data prevista para que o novo sistema de abastecimento entre em operação é de aproximadamente três meses. A nova infraestrutura promete mitigar a demanda sobre o Sistema Santa Cruz e deve ter um resultado positivo na qualidade e regularidade do abastecimento de água para a população batataense.
A expectativa é que a nova estrutura não só melhore a eficiência na gestão dos recursos hídricos, mas também garanta um fornecimento de água mais estável e confiável para a população batataense. Será o quarto sistema de abastecimento de nossa cidade. Atualmente estão em operação: ETA – Estação de Tratamento de Água, localizada em anexo ao almoxarifado municipal; Sistema Santa Cruz, com reservatórios no alto do Aeroporto, e o Sistema Simara, com reservatórios localizados no bairro que dá nome ao complexo. O Sistema Desengano tem os reservatórios já implantados no Jardim Mariana.