É isso aí pessoal, realmente os documentos estão sumindo de nossas carteiras e se transformando em digitais, quem ainda não viveu esta experiência deve se preparar, pois em breve conhecerá.
Muitos de nós utilizamos a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) como o principal documento, pois além das próprias informações, nela contém os dados do CPF e também do RG, além da foto que é obrigatória na maioria das circunstâncias de identificação, e este documento já está disponível no formato digital, isso mesmo, não é mais necessário portar o documento físico, apenas o digital é suficiente.
Além da CNH, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-E) também foi para o mundo digital, este é aquele documento que sempre está no porta-luvas de nossos carros, e que anualmente temos que renovar.
Um outro exemplo importante foi o nosso título de eleitor ser disponibilizado digitalmente com funcionalidades bem uteis pelo aplicativo e-titulo.
Os documentos impressos continuam validos ainda, mas por tempo determinado, alguns deles já migraram definitivamente para o mundo digital, um exemplo é o licenciamento do seu veículo, conforme mencionei acima.
Conversando com alguns amigos recentemente, fiz uma enquete de como estão encarando esta transformação, e todos afirmaram que estão sofrendo com os aplicativos, pois como ainda estão em evolução temos uma instabilidade muito frequente, mas não desistam, o futuro é por aí, resistir não vai ajudar neste processo, em breve tudo será apenas digital.
Todos já devem imaginar que este mundo digital vai ser acessado usualmente por nossos equipamentos celulares, e é aí que mora o perigo, pois estamos falando de equipamentos que são em sua maioria utilizados para utilidades, entretenimento e trabalho, mas passarão a ser portadores de documentos, cartões de crédito, e por aí vai. Tentem imaginar você sendo parado por uma blitz, e o policial lhe solicitar a habilitação e o licenciamento de seu veículo, se você não tem mais estes documentos impressos, e ao pegar o seu celular perceber que esta sem bateria, como você vai provar que é você, e que seu carro não é roubado? Bom, este exemplo radical é para vocês pensarem no quanto este equipamento cada vez mais se torna importante, e que a responsabilidade de se ter bateria, ter um equipamento que funcione na hora necessária e seja compatível com estes aplicativos que estão surgindo, passa a ser totalmente sua. Claro que a tecnologia está evoluindo dos dois lados, os policiais poderão consultar seu veículo eletronicamente por meio de seus sistemas e avaliar a situação, mas não conseguirá validar a sua identificação, e neste caso a responsabilidade continua sendo sua.
Estou utilizando o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito), fornecido gratuitamente pelo SERPRO, nele tenho minha carteira de habilitação que renovei recentemente, os documentos de nossos veículos, além dos recursos de acompanhar as multas de trânsito e as campanhas educacionais. Vou destacar alguns recursos bem interessantes para vocês entenderem como tudo isso vai funcionar. Exemplo 1: Você entra na opção veículos e lá encontra seus documentos, e aí percebe que precisa pagar o licenciamento anual de um deles, e nós sempre recorríamos a um despachante, mas agora o processo é muito mais simples, você entra em seu Banco na internet, vai até área de serviços, escolhe Detran, e a opção de pagar o licenciamento, informa o número que identifica o veículo e pronto, executa o pagamento e aguarda. No outro dia, as vezes no mesmo, você entra no aplicativo e ele automaticamente já atualiza o documento com a versão do novo ano, simples assim. Exemplo 2: Uma outra funcionalidade bem legal é a seguinte, imaginem que sua filha resolve pegar seu carro para sair, vocês devem lembrar que não existe mais o documento no porta-luvas, e ela pode precisar do documento, e aí? É simples, eu vou no meu aplicativo e compartilho com o CPF dela o documento do veículo que está em meu nome, pronto, ela vai receber uma atualização e já conseguirá utilizá-lo desta forma.
Na última eleição não consegui ir votar, estava fora de minha cidade, entrei em meu aplicativo e-titulo e justifiquei em instantes, uma obrigação que em nosso país temos que cumprir, caso isso não funcionasse eu teria que ir a um local autorizado para realizar o procedimento de justificativa.
É isso aí pessoal, os aplicativos que assumirão o papel de nossos velhos documentos impressos serão cada vez mais presentes em nossa vida, evoluirão rapidamente para atender as nossas necessidades e se tornarão simples para o uso diário.
Sei que ainda gostamos de ter o velho documento na carteira, mas assim como muitos jovens de hoje não sabem o que é uma Fita K7, as crianças de hoje não saberão o que é uma CNH impressa em um futuro próximo.
Para concluir uma frase que gosto muito do universo StarWars: “Um plano só é bom nas mãos de quem pode executá-lo.”