A criação e implantação do Projeto de Renda Municipal “Família Batatais”, cujo início se deu no último dia 4 de outubro, marca um novo direcionamento da política de assistência social em nosso município, beneficiando 1.000 famílias socialmente vulneráveis, que passam a ter uma maior autonomia sobre uma parcela de gastos indispensáveis para sua sobrevivência. O “Família Batatais” chega com um papel fundamental na redução das desigualdades sociais, mas também no desenvolvimento econômico local, numa cadeia que se interliga.
O projeto vem para fornecer meios para que essas famílias em dificuldades econômicas possam obter uma renda estável, o que impacta imediatamente para atenuar a pobreza, fornecendo recursos para atender às necessidades básicas, como alimentação e saúde, contribuindo para uma melhoria significativa na qualidade de vida destas pessoas.
O formato do projeto, que dá acesso a um valor mensal por meio de um cartão eletrônico personalizado, permite o empoderamento econômico do beneficiado, uma vez que tende a “capacitar” as pessoas a se tornarem mais autossuficientes e independentes financeiramente. Eles têm a oportunidade de tomar decisões sobre seus recursos e eleger suas prioridades dentro do orçamento familiar, o que pode aumentar a autoestima e a sensação de controle sobre suas vidas.
Outro fator importante do projeto, é sem dúvida a possibilidade de redução das desigualdades sociais, contribuindo para a redução das disparidades econômicas, ainda muito presentes em nossa sociedade, ajudando essas comunidades a se tornarem mais resistentes a choques econômicos, reduzindo sua vulnerabilidade, em especial em período pós-pandemia e de crise econômica, situações que afetam diretamente e com mais gravidade essa população.
Logicamente, com a circulação destes recursos do Programa “Família Batatais”, o benefício ao comércio local é imediato, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável no município, gerando novos empregos e negócios locais, impulsionando o desenvolvimento econômico da região, atraindo investimentos, aumentando a arrecadação de impostos e por fim melhorando os serviços públicos, que são oferecidos em especial para essa população. A médio prazo, o impacto na redução da criminalidade, é uma consequência esperada, tornando as comunidades mais seguras.
E finalizando, para que o “Família Batatais” tenha sucesso, é importante e fundamental todo o planejamento feito pela atual administração, observando criteriosamente as necessidades específicas de nossa comunidade, fiscalizando e aprimorando a sua execução. O “Família Batatais” é uma estratégia fundamental para promover a justiça social e econômica em Batatais e contribuir para o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade. Parabéns à toda equipe envolvida na iniciativa, em especial o Prefeito Juninho Gaspar, vice Ricardinho Mele, e Fernanda Girardi, Secretária Municipal de Assistência Social.