O município de Batatais vem somando diariamente um número elevado de novos casos de Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde são, em média, 90 pacientes suspeitos a cada 24 horas, sendo que 20 acabam se confirmando. É quase 1 novo caso por hora.
Em comunicado divulgado durante a semana, a Secretaria alertou a população para que pessoas com sintomas que incluem falta de ar, febre, tosse, dor de garganta e coriza, procurem qualquer atendimento médico. No caso de pacientes com sintomas considerados leves, para que se dirijam ao Ambulatório Covid, na Praça Barão do Rio Branco, 09.
E não só o aumento de casos que preocupa, o número de batataenses que precisam de internação e UTI é assustador, além do registro de mortes que também está crescendo. Na quarta-feira, 24 de março, 4 mulheres, com idades entre 44 e 81 anos, perderam a vida na cidade em decorrência de complicações pelo novo coronavírus. Nesta sexta-feira, dia 26, até o fechamento desta edição, mais dois batataenses haviam morrido com o agravamento da doença. Já são 14 vidas perdidas somente em março, entre os dias 5 e 26. Somadas as mortes desde o início da pandemia já são 62, com mais de 3 mil pessoas que se contaminaram.
A cidade segue com a taxa de ocupação de 100% da Ala Covid da Santa Casa, o que, segundo a Secretária de Saúde Bruna Toneti, gera grande impacto sobre a gestão, pois a fila de pacientes à espera de vagas em UTIs na região vai aumentando diariamente. “Pedimos para que as pessoas redobrem os cuidados, temos que reduzir esses índices e somente com distanciamento e com todas as medidas sanitárias recomendadas será possível”, ressalta.
Enquanto as vacinas não chegaram em maior volume, para atender boa parte da população, as medidas restritivas seguirão, onde cada munícipe precisa se conscientizar, para que Batatais não passe pelo sofrimento de ver pessoas morrendo sem conseguir vaga em unidades de terapia intensiva.