/Não há silêncio nos inocentes

Não há silêncio nos inocentes

Greta Thunberg, sueca 16 anos está se tornando o símbolo do ativismo global e uma das principais vozes no combate sobre o aquecimento global no planeta. Seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas viralizou pelo mundo. Ela diz enfaticamente que os países não fazem o suficiente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa; sobram palavras, mas faltam ações concretas, ela revela claramente a paixão de enfrentar o monstro das mudanças climáticas.
Milhões de jovens estão fascinados com sua determinação, pois a menina é irreverente, tem o espírito da desobediência, não liga pela tutela dos adultos e aprende consigo mesma como é o mundo.
Em seu discurso ela disse que as autoridades políticas roubaram sonhos e infância com palavras vazias, deixando ecossistemas inteiros se desintegrarem e o que vem por aí é uma extinção em massa, enquanto só se fala em dinheiro e crescimento econômico eterno, diz também que os jovens foram ignorados no passado e que agora estão sendo ignorados novamente e que este tempo está acabando. A retórica utilizada pelos governantes sobre o crescimento verde é só para não tornarem-se impopulares, não há justiça climática; a biosfera está sendo sacrificada por um número pequeno de pessoas que só pensa em dinheiro, muitos pagando o luxo de poucos roubando o futuro na frente das crianças. Ela adverte: os olhos da futura geração estão em vocês, se desiludirem está juventude nós não iremos perdoá-los. Não podemos resolver uma crise sem tratá-la como uma crise. Começa, portanto aqui, um marco decisivo no comportamento ambiental, foi taxativa.
Greta Thunberg possui a síndrome de Asperger, um transtorno autista que apresenta alguns sintomas como dificuldade de interação e comunicação (o mesmo que o jogador Messi tem) mas ela vê o problema com naturalidade, pois consegue focar mais no que importa e enxergar além do óbvio, como o jogador do Barcelona. Ela só fala quando necessário.
A partir desse diagnóstico e sua evidência o que não faltaram foram hostilidades no Brasil e no mundo, aqui foi chamada de retardada, doente mental e que cedeu a histeria climática, gerando ansiedade em vez de produzir um discurso racional. Uma menina usada pela ideologia.
Entendam como quiserem entender, mas a menina está certa, é crime destruir um mundo sustentável e quando alguém se pronuncia com veemência e fortes emoções logo é um revolucionário e precisa ser abatido.
Greta Thunberg não será calada, ela trás esperanças, sua palavra é forte, não é oca nem sensacionalista como a dos normais que nos entorpecem.