A Secretaria Municipal do Meio Ambiente segue com sua iniciativa anual de destinação de resíduos, realizando a correta separação e acondicionamento de materiais como pequenos resíduos eletroeletrônicos e pilhas. Em ação recente, foram destinados 49,50 kg de aparelhos como celulares, mouses, modens e telefones sem fio, além de 72,30 kg de pilhas e baterias de diversos tipos.
Este processo de destinação é realizado de forma totalmente gratuita para o município, por meio da logística reversa, um sistema no qual os resíduos são encaminhados de volta aos fabricantes para o devido gerenciamento. A operação é gerenciada pela empresa Ambipar Environment, que assegura que esses materiais, altamente contaminantes, não venham a impactar o meio ambiente.
A destinação ocorre ao longo de todo o ano, com a Secretaria armazenando os resíduos até o momento da coleta.
COLABORE
Para quem deseja fazer a sua parte e contribuir com a destinação correta desses materiais, a Secretaria recebe os resíduos em sua sede, localizada na rua Arthur Lopes de Oliveira, nº 567, junto ao Almoxarifado, à direita da entrada. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
É importante lembrar que, para os resíduos eletroeletrônicos, são aceitos somente aqueles de pequeno porte, como mouses, telefones sem fio, aparelhos de rádio, celulares, MP3 players, fones de ouvido, pulseiras inteligentes, pequenas caixas de som, entre outros. Já as pilhas e baterias, as mais comuns, como AA, AAA, C, D, de aparelhos auditivos, nobreaks, relógios, notebooks e celulares, também podem ser descartadas.
Caso as pilhas apresentem vazamento, a recomendação é que sejam armazenadas em um saquinho plástico antes de serem levadas ao local, sem a necessidade de fita adesiva ou outros materiais.
Além disso, a Secretaria orienta que, antes de descartar resíduos eletroeletrônicos, o público verifique se os dispositivos contêm cartões de memória ou chips de operadora, para evitar o descarte de informações pessoais.
A Secretaria do Meio Ambiente reforça que, com a colaboração de todos, é possível garantir a proteção do meio ambiente e a correta destinação de resíduos, contribuindo para um futuro mais sustentável para a cidade.