No dia 14 de junho, quarta-feira dessa semana, foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, e a população de Batatais teve um motivo para celebrar. Após o trabalho da administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, foi viabilizado o apoio de custeio do serviço do Hemocentro junto ao Governo do Estado de São Paulo.
A conquista veio por meio da manifestação favorável do DRS XIII (Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto), conforme indicado no documento SES-INF-2023/64255-A, ratificado pela CRS (Coordenadoria de Regiões de Saúde), conforme o registro SES-INF-2023/68278-A.
“Graças a essa importante conquista, a Santa Casa de Batatais receberá um suporte financeiro no valor de R$ 540.329,64, garantindo a manutenção do Hemocentro ao longo deste ano e também em 2024. Essa verba será essencial para assegurar o funcionamento adequado do centro de transfusão e a continuidade do atendimento à população”, explica a secretária municipal de Saúde, Bruna Toneti.
A notícia é especialmente relevante, pois evita o fechamento da agência transfusional -o que havia sido previsto anteriormente. A prorrogação do prazo e a obtenção dos recursos necessários garantem que o Hemocentro permanecerá operante, como está atualmente.
“Com o apoio financeiro garantido, a secretaria de saúde de Batatais demonstra seu compromisso com a saúde. A manutenção de um hemocentro na cidade é fundamental para atender às demandas transfusionais e garantir assistência médica de qualidade aos pacientes que necessitam de transfusões”, explica Bruna.
DOAÇÕES DE SANGUE
Importante salientar que o município continuará promovendo as doações de sangue apenas por meio de uma programação itinerante, com o apoio do ônibus que se desloca do Hemocentro de Ribeirão Preto para a cidade. A próxima campanha está marcada para o dia 26 de agosto de 2023 e seguirá os mesmos moldes da bem-sucedida ação realizada em março último.
“Desta forma, Batatais celebra a permanência do Hemocentro e reforça a necessidade contínua de doações de sangue, um gesto de solidariedade que salva vidas”, conclui a secretária.