Faleceu na terça-feira, dia 6 de agosto e foi sepultada em Embu das Artes a restauradora de artes, Florence Maria White de Vera, uma das mais respeitadas da profissão no Brasil. Florence ficou bastante conhecida em Batatais pelo trabalho que realizou, entre 2013 e 2014, quando foi responsável pelo restauro do conjunto de obras sacras de Cândido Portinari da Igreja Matriz de nossa cidade, atualmente Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde.
Florence Maria White de Vera foi restauradora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo (USP) até 1997, quando se aposentou e abriu seu ateliê, o De Vera Artes, um dos mais avançados do país. Ela e seus oito funcionários restauraram e conservaram, ao longo dos anos, pinturas (telas), obras de arte sobre papel e imagens sacras, trabalhos encomendados principalmente por museus, bancos, órgãos governamentais e igrejas.
Em nossa cidade, o seu trabalho teve início em novembro de 2013, quando, junto com sua equipe, montou o ateliê no piso superior da igreja. Na época, o investimento viabilizado pelo prefeito Eduardo Oliveira, foi pago pelo Estado, e custou R$ 354,7 mil. Avaliadas em mais de US$ 30 milhões, as obras estavam ameaçadas por infiltrações e ataques de cupins. Em entrevistas, Florence afirmava: “São obras que já estão há 60 anos em um espaço aberto, então não há o controle necessário e desejável de iluminação. Elas vão se desgastando com o tempo, então são danos sofridos pelo tempo e pelo fato de estarem sem uma ambientação absolutamente museológica”, explicou Florence.
As 28 telas – uma das 23 obras é composta por cinco painéis diferentes – foram analisadas individualmente. Cada uma recebeu o tratamento necessário para sua recuperação e segue em perfeito estado desde então.
Que é a garantia da beleza do nosso patrimônio cultural por muitos anos.