Dando sequência à série de reportagens nos bairros da cidade, o nosso Repórter Cidadão esteve esta semana no Bairro Nova Alvorada. Os moradores levantaram uma série de problemas que enfrentam diariamente onde pedem providências das autoridades competentes. Ressaltamos que esse espaço democrático está aberto para a comunidade de uma forma geral participar. Podem inclusive nos enviar fotos e informações pelo e-mail jornaldacidadebatatais@gmail.com.
Asfalto precário é a principal queixa
A maior parte dos munícipes ouvidos destacaram a precariedade do asfalto, principalmente nas ruas Eunice Consolação Previde e Mercedes Yara Bertuque, que possuem alguns trechos que estão intransitáveis. Com os buracos os acidentes são inevitáveis, inclusive mais um motociclista caiu da moto nessa semana passando pelo local, mas felizmente, não foi grave. Os moradores também reclamaram das valetas, que são profundas e acabam danificando os veículos. “Infelizmente fazem apenas um tapa buracos de vez em quando, mas o problema volta da mesma forma ou até pior”, disse Ivanildo da Costa, residente no bairro.
Na Rua Marcelo Cristiano Virgílio da Silva, o asfalto precário e o intenso trânsito de veículos pesados, que utilizam aquela via para ter acesso aos bairros Morada do Verde e Davi Rodrigues, estão provocando também problemas estruturais nas residências. Segundo o morador Luís Renato Oliveira, as paredes de algumas residências estão trincando. A iluminação das vias também preocupa a população do bairro. Com o passar do tempo as lâmpadas vão perdendo a potência e o que se vê são ruas cada vez mais escuras.
Descarte de lixo em locais inapropriados gera uma imagem triste para o bairro
Como ocorre em boa parte dos bairros da cidade, o descarte de lixo irregular gera transtornos para os moradores do Alvorada. Terrenos baldios cheios de mato, lixo e entulho são locais de proliferação de baratas, escorpiões, além de possuir criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Existem ainda outros problemas relatados, como a falta de medicamentos na Unidade Básica de Saúde João Lellis; o abandono da praça central, onde os próprios moradores que acabam dando uma manutenção mínima no lugar onde existe o campo de futebol, pois ninguém da Prefeitura aparece; a rotatória de entrada do bairro também está precisando de uma revitalização, com melhor sinalização para evitar acidentes.
Por fim, os moradores sugeriram que fosse instalada uma academia ao ar livre, como existe em outras regiões da cidade. A população espera mais atenção por parte do Poder Público.