A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, prendeu em flagrante, no último dia 17 de agosto, uma mulher de 58 anos, moradora de Batatais, pelo crime de contrabando de peças de armas de fogo e carregadores de fuzil.
O material proibido estava acondicionado na encomenda postal, que foi remetida por uma pessoa que mora nos Estados Unidos para o Brasil, via Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.
Na residência da mulher, os policiais federais também cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo da 5ª Vara Federal Criminal da 2ª subseção judiciária do Estado de São Paulo. No cumprimento do mandado, foram encontradas inúmeras réplicas de fuzis e pistolas, acessórios e demais peças de armas de fogo, assim como um revólver 38, com a numeração raspada, e suas respectivas munições. Além das armas, foi apreendido um veículo automotor.
Nessa semana, com objetivo de atualizar as informações sobre esse fato, que gerou grande repercussão na cidade, entramos em contato com os advogados José Osório Dias de Morais Filho e Matheus Eduardo Ricordi Santarosa, que atuam no caso. Eles disseram que os armamentos apreendidos são para uso recreativo de airsoft, tanto que a Justiça concedeu a liberdade provisória para a acusada, que se encontra à disposição para esclarecer todo o ocorrido. Estaremos acompanhando e divulgando as informações sobre o processo, ressaltando que o nome da batataense envolvida não foi divulgado pela Polícia Federal.