Foi creditado no dia 9 de abril, na conta do Fundo Municipal de Saúde de Batatais, o valor de R$ 1.530.665,41 para ações de enfrentamento da emergência do novo coronavírus. O valor, repassado pelo Ministério da Saúde, se deu a título de crédito extraordinário.
O Ministério informou que ao todo o Governo Federal depositou mais R$ 4 bilhões aos estados e municípios no combate ao novo coronavírus. Foi realizada junto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde uma pactuação para repassar aos estados e para as regiões que têm produção de média e alta complexidade o valor do teto dobrado.
Com os recursos, estados e municípios terão mais fôlego financeiro em caixa para aquisição de materiais e insumos, abertura de leitos, além do custeio de profissionais de saúde, ações e procedimentos, de acordo com a necessidade local, para enfrentamento específico ao coronavírus. O valor destinado corresponde a uma parcela mensal do que cada estado ou município já recebe para ações de média e alta complexidade ou atenção primária.
Questionada pela nossa equipe de reportagem sobre a destinação do recurso, a Secretária Municipal de Saúde, Luciana Nazar Arantes (foto), explicou apenas que o recurso será utilizado na locação e compra de respiradores, aquisição de testes e equipamentos de proteção e de serviços no combate ao Covid 19. Luciana lembrou que alguns serviços já foram contratados, como a equipe médica que está indo nas casas das pessoas quando necessário.