A cobrança para que Batatais assuma de vez o papel de Estância Turística, com mais atrativos, além dos eventos que realiza, é uma velha discussão da classe política e de uma parcela significativa da nossa sociedade. Se temos hoje obras de grande vulto, como as que estão sendo realizadas na Avenida Prefeito Washington Luis, com a construção de mais pontes e completa revitalização, isso se deve ao fato do município receber recursos do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, cerca de R$ 3 Milhões anuais. Agora, uma mudança na Legislação Estadual, que classifica os municípios turísticos, vai possibilitar a chance de várias cidades participarem de um ranqueamento que vai escolher, a médio prazo, novos integrantes para os dois grupos de classificação hoje existentes: Estâncias e MITs (Municípios de Interesse Turístico), ressaltando que as estância recebem um valor muito maior.
A informação divulgada pelo Governo do Estado é de que atendendo aos requisitos da lei complementar nº 1.261/2015, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo vai fazer o ranqueamento técnico das cidades. Para isso, está lançando uma plataforma digital que receberá as informações necessárias para análise técnica de Estâncias, MITs e os que pleiteiam o título.
Na primeira fase desse processo, os municípios receberam por e-mail um formulário de credenciamento, para ser preenchido e assinado pelo prefeito. O prazo para cumprir esta etapa terminou na última quinta-feira, 15 de agosto, e Batatais fez o cadastramento. Em um segundo momento, será enviado um link e senha para acesso a plataforma, também por e-mail. Cada município escolhe um interlocutor para ser responsável pela inserção dos dados técnicos na plataforma, criada pela coordenadoria de turismo da Pasta. No caso de Batatais foi escolhido o Diretor de Turismo, Fernando Carlos Jordão.
Para Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, “esta decisão estabelece novos padrões de transparência e análise técnica avançada atendendo às demandas do município por evolução do sistema DADETUR. O segundo passo é integrar esse sistema no novo programa de Desenvolvimento Regional de Turismo que será lançado até outubro”, argumentou.
Homepage
>
Notícias
>
Política
>
Milhões em jogo: Batatais e demais municípios turísticos serão avaliados em Plataforma Digital